quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Viação Canarinho amplia a acessibilidade com aquisição de 25 novos Volksbus

A Viação Canarinho, empresa de transporte de Jaraguá do Sul (SC), acaba de renovar sua frota de transporte urbano de passageiros com a aquisição de 25 Volksbus 15.190 OD.
Os modelos são todos equipados com plataforma elevatória, para facilitar o acesso de passageiros com mobilidade reduzida, como conta Diego Bogo, gerente administrativo da empresa. “A preferência pelos ônibus VW vem ao encontro da nossa premissa de prestar um serviço de qualidade à população, apostando no conforto e na qualidade dos modelos da marca”.
Segundo o empresário os modelos VW sempre atenderam às expectativas, com robustez e bom desempenho. “Contamos também com suporte técnico, treinamento e agora, com os novos carros, acreditamos que teremos ainda mais economia na operação, já que os veículos dispensam o abastecimento de Arla”.
Os novos chassis de ônibus já entraram em operação: com carroceria Neobus de 10,5 metros de comprimento, rodam em média 5,5 mil quilômetros por mês. “O custo-benefício, durabilidade, tecnologia e garantia do pós-vendas na W. Breitkopf são diferenciais da marca, da qual somos parceiros desde 1993, quando compramos nosso primeiro VW”, relembra Bogo.
Além do próspero histórico com a VW, a Viação Canarinho tem também uma longa história em Santa Catarina. Em 1970 nasceu a Empresa Jaraguaense de Transporte Coletivo de passageiros, que passou a ser chamada de Canarinho em homenagem à seleção brasileira pela conquista do Tricampeonato Mundial de Futebol.
Aos poucos, além de Jaraguá do Sul a Canarinho passou a operar em Guaramirim, Massaranduba, Schroeder e toda a micro região do Vale do Itapocu. As linhas foram expandidas e hoje a empresa tem uma frota de 220 ônibus, incluindo urbanos, micros e rodoviários.
“É uma grata missão manter uma parceria duradoura com clientes que fazem parte da evolução do transporte urbano no Brasil. Nossa parte é trabalhar constantemente na oferta de veículos robustos e confortáveis, que tornem a mobilidade nas grandes cidades eficiente ao máximo”, afirma porta-voz da MAN Latin America.

Família Volksbus: bem-vindo a bordo
A linha Volksbus foi desenvolvida sob medida para atender às mais variadas demandas de transporte de passageiros. Com chassis versáteis e robustos, o portfólio atende a operadores que precisam desde os modelos mini e micro que trafegam mais facilmente nos bairros até os chassis com motores dianteiros e traseiros, para linhas distribuidoras e alimentadoras.
O 15.190 é ideal para transporte urbano em linhas distribuidoras e alimentadoras, operando como midibus ou fretamento de curtas e médias distâncias. Indicado para carrocerias de até 11 metros de comprimento e PBT de 15 toneladas.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Produção de ônibus começa o ano em queda e OF 1721 é o modelo mais vendido do mercado

onibusChassi OF 1721, o mais vendido de 2016, quem fortaleceu a Mercedes-Benz no segmento de urbanos
Veículos rodoviários são exceções e começaram um ano com expressiva alta
ADAMO BAZANI
A produção de chassis de ônibus no país começa o ano de 2017 registrando queda, de acordo com os números da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores .
Neste mês de janeiro, foram fabricados 1.069 chassis de ônibus ante 1.176 de janeiro do ano passado, queda de 9,1%.
No entanto na comparação com o mês de dezembro, a produção de chassis registra alta de 9,9%. Em dezembro foram produzidos 973 chassis.
Na comparação entre os meses de janeiro, o segmento de ônibus urbanos registra queda de 21,5% com 805 chassis produzidos, sendo que em janeiro de 2016, foram 1025.
Já o segmento de rodoviários registrou neste mês de janeiro, frente ao mesmo período do ano passado, expressiva alta de 74,8% com 264 unidades. Em janeiro do ano passado foram 151.
Ainda segundo a Anfavea, os licenciamentos de ônibus no início deste ano tiveram queda de 51,2% em comparação a janeiro do ano passado. Foram licenciados 504 ônibus no último mês ante 1033 em janeiro de 2016.
MARCAS:
Em relação a números de produção, a Mercedes-Benz continua liderando o mercado, mas começa o ano registrando queda. Scania e Iveco registram expressivas altas, contudo com volume menor que as marcas que encabeçam o ranking.
1°) Mercedes-Benz: 166 ônibus – queda de 67,3% em relação a janeiro do ano passado.
2º) MAN/Volkswagen Caminhões e Ônibus –  127 ônibus – queda de 44,8% em relação a janeiro do ano passado.
3º) Agrale (incluindo miniônibus Volare) –  90 ônibus – queda de 52,1% em relação a janeiro do ano passado.
4º) Iveco: 63 ônibus – alta de 117,2 % em relação a janeiro do ano passado.
5º) Volvo: 34 ônibus –  queda de 50,7% em relação a janeiro do ano passado.
6º) Scania: 16 ônibus – alta de 100% em relação a janeiro do ano passado
O MAIS VENDIDO DE 2016:
O chassi de ônibus mais vendido em 2016 foi o OF 1721, da Mercedes-Benz , voltado para linhas urbanas ou metropolitanas.
De acordo com a montadora, foram em todo o ano passado 3.103 unidades do modelo emplacadas.
Em nota, o diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, diz que o veículo liderou com folga mesmo levando em conta todos os segmentos:
“Para se ter a dimensão exata do expressivo significado dessa conquista, o OF 1721 superou em 1.305 unidades o total vendido pela marca que ocupa a segunda colocação no ranking de vendas, e que leva em consideração a soma de seus chassis urbanos e rodoviários”
O OF 1721 é produzido na versão Euro V (de restrição à poluição) desde 2013, mas foi produzido entre 1998 e 2004.
Em 19 anos, de acordo com a Mercedes-Benz, foram 46.392 unidades do modelo.
Ainda de acordo com a Mercedes-Benz, a marca obteve 73% de participação no segmento de urbanos acima de 8 toneladas com 4.593 unidades emplacadas.
“Considerando o mercado total de ônibus, acima de 8 toneladas, a participação é superior a 58%, com emplacamento de 6.067 unidades no ano passado. Isso significa 5,9 pontos percentuais a mais em relação aos 52,5% do mesmo período de 2015.” –completa o executivo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Mesmo com crise econômica, setor de ar condicionado para ônibus deve crescer em 2017, prevê fabricante

Ônibus midi, de empresa que surgiu de cooperativa e São Paulo, com ar condicionado. Veículos novos na cidade devem ter equipamentoÔnibus midi, de empresa que surgiu de cooperativa e São Paulo, com ar condicionado. Veículos novos na cidade devem ter equipamento
Também deve haver crescimento nas vendas de ar condicionado para caminhões que atuam na distribuição de produtos perecíveis
ADAMO BAZANI
A crise econômica ainda vivida pelo Brasil deve continuar impactando praticamente todos os setores da economia em 2017.
Mesmo assim, ainda haverá crescimento em algumas atividades.  O segmento de ar- condicionado para caminhões e ônibus é um exemplo.
D acordo com a Thermo King, fabricante desses equipamentos, 2017 deve ser “promissor”.
No caso dos transportes de passageiros, pesa também a maior exigência por parte das prefeituras por ônibus climatizados.
O total de ônibus rodoviários com ar condicionado já é bastante expressivo, mas no transporte urbano ainda tem havido crescimento.
Grandes cidades, como Rio de Janeiro que precisa cumprir uma meta estabelecida junto ao Ministério Público de toda a frota com ar condicionado, Belo Horizonte que nesta última quinta-feira, 2 de fevereiro 2017, anunciou renovação de frota apenas com ônibus climatizados, e São Paulo, cujos ônibus novos são comprados apenas refrigerados, podem alavancar o setor e criar uma cultura para todo país.
O líder de território da Thermo King no Brasil, Dario Ferreira, cita em nota que a Refrota 17, que é um programa que prevê a substituição de aproximadamente 10 mil ônibus urbanos com financiamento a taxas mais atrativas e recurso do FGTS, deve impactar positivamente o segmento de ar condicionado.
“As novas regulamentações que exigem a aplicação de ar condicionado em ônibus, geram perspectivas positivas não só para 2017, mas para os próximos anosAlém disso, no final do ano passado, o governo federal liberou R$ 3 bilhões para a renovação da frota de ônibus urbanos, uma melhoria robusta na indústria que levará à modernização de um percentual importante da frota de Urbanos no País”, enfatiza.
Já em relação aos caminhões, principalmente do setor de distribuição, a empresa destacou surgimento de novas rotas e mercados por todo Brasil. Segundo a fabricante, em 2016 houve aumento no transporte de medicamentos e vacinas, cosméticos e alimentos refrigerados, em especial nos grandes centros urbanos.
A empresa também destacou o lançamento de novos modelos de ar-condicionado para atender as necessidades do setor de transportes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Viação Garcia e Brasil Sul adquirem 25 ônibus Marcopolo


A Marcopolo fez a entrega de 25 novos ônibus para a Viação Garcia Ltda. e Brasil Sul Linhas Rodoviárias, pertencentes ao Grupo GBS, um dos principais operadores de transporte rodoviário de passageiros do Brasil, com sede em Londrina, no Paraná. A aquisição faz parte do processo de renovação de suas frotas com veículos de alto padrão de conforto, sofisticação e segurança.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, as duas empresas estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços, principalmente com ônibus de dois andares. “São 16 ônibus do modelo Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos), 8 Paradiso 1600 LD e uma unidade do Paradiso 1200, com 14 metros de comprimento. Os veículos são de última geração e agregam várias inovações tecnológicas para proporcionar viagens mais seguras e confortáveis para os passageiros”, explica o executivo. 
Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, os Paradiso 1800 DD da Viação Garcia e Brasil Sul têm chassi Mercedes-Benz O500 RSD 6x2, apresentam baixo custo operacional e extrema robustez. Os veículos possuem poltronas semileito 1060 com descansa-pés/pernas no piso superior e leito-cama revestidas de couroflex e equipadas com monitor individual para cada passageiro, no piso inferior. 
Contam ainda com monitores LCD de 15,6 polegadas, sistema audiovisual com rádio CD Player e DVD e plugs para fone de ouvido no porta-pacotes, parede de separação com porta deslizante, banheiro, sistema multiplex, itinerário eletrônico, cintos de segurança retráteis, porta-copos e porta-revista, sistema de ar-condicionado, tomadas de energia com entrada USB para produtos eletrônicos de 110 V em todas as poltronas, calefação e preparação para internet sem fio 4G (Wi-Fi).
O Paradiso 1600 LD é um ônibus versátil e diferenciado para o segmento rodoviário, que alia conforto e amplo espaço para bagagens. Com dois tipos de configuração, a Brasil Sul terá seis unidades equipadas com poltronas semileito 1060 super soft com descansa-pernas regulável e dois veículos com poltronas cama-leito.
Equipado com chassi Mercedes-Benz O500 RSD 6x2, o Paradiso 1600 LD conta com sistemas de monitoramento, ar-condicionado e audiovisual, quatro monitores LCD, CD Player, DVD com entrada USB, vidros colados, banheiro, preparação para internet sem fio 4G (Wi-Fi), tomadas com entrada USB para carregamento de aparelhos eletrônicos em todas as poltronas e calefação integrada.

Paradiso 1200 com 14 metros de comprimento
O Paradiso 1200 desenvolvido para a Viação Garcia tem como diferencial o comprimento de 14 metros (contra 13,1m dos modelos convencionais) e chassi Mercedes-Benz O500 RS 4x2. O maior comprimento possibilita mais espaço e conforto, com 44 poltronas semileito 1060 com descansa-pernas, revestidas de couroflex e neoprene, CD Player, DVD com entrada USB, quatro monitores 15,6 polegadas, preparação para internet sem fio 4G (Wi-Fi), sistema de monitoramento, ar-condicionado e calefação integrada.
FONTE: Marcopolo 

Eucatur confirma a compra total de 20 ônibus rodoviários de 15 metros


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Unidade foi apresentada na BBF – Bus Brasil Fest, em São Paulo, e aquisição total foi detalhada em garagem da empresa
ADAMO BAZANI
A Eucatur confirmou em evento realizado em Ji-Paraná, onde fica localizada a garagem principal da empresa em Rondônia, que ao todo foram compradas 20 unidades do maior ônibus rodoviário hoje em produção no país de 15 metros de comprimento e dois andares.
Segundo a empresa foram investidos na compra mais de R$ 20 milhões.
O modelo com chassi Volvo e carroceria Marcopolo Paradiso 1800 DD foi apelidado pela empresa de Amazon Bus Connection.
A Eucatur é a primeira companhia a adquirir ônibus rodoviários de 15 metros, homologados recentemente.
Cada veículo tem capacidade para transportar 60 passageiros e conta com espaço Pet, um ambiente pet-friendely exclusivo, que permite que animais de estimação sejam transportados de uma melhor maneira.
Os ônibus também possuem poltronas mais anatômicas, wi-fi para acesso gratuito à internet e carregadores para dispositivos móveis.
Dos 20 ônibus, oito devem atender linhas a partir de Rondônia, outros oito serão para transportar passageiros na Região Sul, e mais quatro serão para atender as regiões de Boa Vista e Manaus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Alexandre Pontalti é o novo diretor da Neobus

Alexandre Pontalti é o novo diretor da Neobus. O executivo dará continuidade ao trabalho de então diretor Edson Tomiello, fundador da empresa e que passa a ser membro do Comitê Executivo da fabricante.


Há 13 anos na companhia, Alexandre Pontalti (foto), 52 anos, graduado em Ciências Contábeis, com MBA em Administração Financeira e Mestrado em Economia, dará prosseguimento ao trabalho de crescimento e fortalecimento da marca iniciado e efetuado por Tomiello desde a fundação da Neobus, em 1991, e que a tornou reconhecida no Brasil e no exterior.

“A Neobus tem como desafio e objetivo ampliar a sua presença no mercado nacional e, sobretudo neste momento da economia brasileira, buscar crescer no exterior, por intermédio da intensificação de suas exportações. Para isso, vamos seguir trabalhando focados na eficiência operacional, na elevação do padrão de qualidade e produtividade, e no estreitamento do relacionamento com os clientes e com o mercado”, destaca Pontalti.

Depois de 26 anos à frente da Neobus, Edson Tomiello passa a atuar como membro do Comitê Executivo. A mudança faz parte do plano estratégico da empresa e tem como objetivo colaborar para as metas de crescimento da fabricante.

“No Comitê Executivo, poderei me dedicar melhor, como empreendedor que sempre fui, às questões estratégicas e focado no futuro dos negócios da Neobus. Nesse momento de transição, continuarei acompanhando a atuação da empresa junto ao mercado. Esta alteração faz parte do processo evolutivo da companhia e já estava planejada”, explica Tomiello.

A Neobus é uma das fornecedoras líderes para os sistemas de BRTs do Brasil e da América Latina. Teve início com a produção de componentes para a indústria automotiva e, em 2000, passou a se dedicar, de forma integral, ao desenvolvimento de veículos para o transporte de passageiros, iniciando com a produção do micro-ônibus Thunder+, um produto diferenciado e estruturado para o trânsito pesado.

Sempre focada na inovação, lançou diversos modelos diferenciados, como o Spectrum, em 2002, o Thunder Plus, em 2004, e as linhas Spectrum Road e Spectrum Class, em 2006 e 2008, respectivamente. Em 2010, desenvolveu o MEGA BRT e, em 2012, o seu primeiro modelo rodoviário, com a linha New Road N10. Com cerca de 1.200 colaboradores, possui unidades fabris no Brasil e no México.   

Imagem: Marcelino Pauletti – Foto Volga. 

Secco Consultoria de Comunicação
www.secco.com.br.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Comil vai apresentar Invictus HD para mercado rodoviário


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Modelo possui bagageiros maiores e segue as linhas do Comil Invictus DD
ADAMO BAZANI
A encarroçadora de ônibus Comil, de Erechim, no Rio Grande do Sul, vai disponibilizar para o mercado uma nova versão da linha Invictus .
Trata-se do Comil Invictus HD, cuja característica é que  o motorista conduz o veículo no nível inferior ao salão dos passageiros. Um dos diferenciais é o bagageiro com maior capacidade.
O modelo é mais um passo da empresa para ampliar a participação no segmento de ônibus rodoviários de médias e longas distâncias. No ano passado, foi lançado o Comil Invictus DD Double Decker, de dois andares.
De acordo com fontes da Comil, com exclusividade e em primeira mão para o Diário do Transporte, as primeiras unidades devem ser entregues em março, para operadores de transportes no país. Os nomes dos compradores ainda não foram divulgados pela encarroçadora.
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O modelo atende aos segmentos de média e longa distâncias, que necessitam de maior volume e capacidade de transportes de bagagens. Normalmente, estes ônibus são utilizados em rotas turísticas e em linhas regulares.
Seguindo as linhas da família Invictus, o modelo possui iluminação interna e externa de Led, design mais limpo e menos vincos na carroceira, o que permite melhor manutenção e facilita a limpeza.
A carroceira estará disponível para os principais chassis da categoria: Scania, Mercedes-Benz e Volvo.
A Comil está em recuperação e aposta em crescimento neste ano, mesmo com os reflexos da crise econômica brasileira.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes