terça-feira, 3 de maio de 2016

Iveco vence licitação para fornecer 1600 ônibus de 15 toneladas para o Caminho da Escola

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

onibus
Iveco GranClass. Venda para “Caminho da Escola” vai fortalecer marca no segmento de ônibus médios de 15 toneladas.
Veículos são do modelo GranClass 150S21, com carroceria da Mascarello, e vão circular em diversas partes do País
ADAMO BAZANI
A Iveco Bus anunciou nesta segunda-feira, 2 de maio de 2016, que venceu licitação para o Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, e vai fornecer mil e 600 unidades do ônibus recém-lançado GranClass 150S21, de carroceria Mascarello.
Os veículos vão ser entregues em lotes e atender diferentes partes do País.
De acordo com o diretor de negócios de ônibus da Iveco, Humberto Spinetti, a venda vai ajudar a marca a se posicionar neste segmento de ônibus de 15 toneladas. A Iveco realizou testes com a presença de técnicos do programa.
“Submetemos o ônibus a mais de 234 mil quilômetros de rigorosos testes de qualidade, nos quais foram avaliados 342 componentes, para comprovar que o produto atende as especificações exigidas pelo Governo Federal”
O segmento de 15 toneladas é um dos mais atraentes hoje em dia no mercado, que tem feito uso cada vez mais constante dos veículos midi, chamados de micrões, para transportes urbanos, escolares e fretamento.
Em nota, a Iveco detalha as características do modelo escolar e do chassi 15 toneladas.
O modelo de 15 toneladas foi projetado e desenvolvido no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG) e possui duas versões: capacidade para 48 alunos ou 42 alunos mais um box para cadeirante, com dispositivo de acessibilidade para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. 
O GranClass oferece ainda equipamentos como elevadores para acesso, uma cadeira de rodas, porta larga com dispositivo anti-esmagamento e saída de emergência, porta-mochila no teto e rede nas costas dos assentos para acomodação do material escolar. 
O ônibus ganhou itens importantes durante o desenvolvimento do projeto: dispositivo automático de bloqueio de diferencial, que facilita a transposição de atoleiros, chassi com suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e redução de balanço dianteiro e traseiro, permitindo o fácil acesso à lugares acidentados. 
GranClass 150S21 
O chassi da Iveco Bus possui um motor N45, da FPT Industrial, com quatro cilindros em linha. O propulsor de 4,5 litros, com sistema SCR, atende as normas do Proconve-P7 e é capaz de gerar potência máxima de 206 cv, a maior da categoria. O torque, chega a 720 Nm, já disponíveis na faixa de 1.350 a 2.100 rpm. 
A transmissão utilizada é Eaton FS 5406A, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações rurais e urbanas. O sistema permite condução suave, sem deixar de lado a economia de combustível. O acionamento da alavanca a cabo privilegia a ergonomia. 
Também buscando oferecer mais conforto para o motorista, o GranClass 150S21 conta comdireção hidráulica, embreagem com acionamento hidráulico e dispositivo de bloqueio de ignição com marcha engatada. Para o motorista o resultado é uma viagem mais prazerosa e suave. Já o passageiro viaja com segurança e comodidade. 
Especificações técnicas do chassi
Comprimento máximo (CT) 9.000 / 10.000 mm
Largura máxima (D) 2.422 mm
Entre Eixos (EE) 5.180 / 5.950 mm
Balanço dianteiro (BD) 1450 mm
Balanço traseiro (BT) 2.300 / 2600 mm
Ângulo de entrada (A) ≥25°
Ângulo de Saída (B) ≥20°
Capacidade Técnica Eixo Dianteiro 5.000 kg
Capacidade Técnica Eixo Traseiro 10.000 kg
Peso Bruto Total 15.000 kg
Tanque de combustível com Capacidade de 275 litros
Motor Iveco FPT N45 150 kW(206 cv) 
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário