sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Ar-condicionado: Desejo dos passageiros, mas que requer manutenção cuidadosa das empresas de ônibus


Limpeza de ar-condicionado em ônibus
Assim como componentes da mecânica, quilometragem do veículo é essencial para programar limpeza, troca de filtros e reparos
ADAMO BAZANI
Atualmente, o ar-condicionado em ônibus urbanos se tornou item obrigatório em diversos sistemas de transportes e uma exigência dos passageiros.
Na capital paulista, por exemplo, todos os ônibus comprados zero km já devem vir com refrigeração. No Plano de Metas do prefeito João Doria, o ar-condicionado aparece com destaque. De acordo com a proposta, até 2020, a cidade de São Paulo deve ter ao menos seis mil ônibus com o equipamento. Relembre:
No Rio de Janeiro, a polêmica em torno de tarifas também envolve a meta assinada na época do ex-prefeito Eduardo Paes de implantar na cidade 100% da frota de ônibus com ar condicionado.
Mas o que pode ser um alívio para os passageiros, tanto em dias quentes como no frio, já que o climatizador pode deixar a temperatura do ônibus mais agradável em qualquer estação do ano, também pode ser fonte de vírus, fungos e bactérias que geram graves doenças.
Sendo assim, são fundamentais a manutenção e limpeza dos equipamentos de ar-condicionado, o que nem sempre é feito corretamente.
A manutenção preventiva do equipamento de ar-condicionado é atrelada à quilometragem do veículo.
Esta parada para manutenção do ar-condicionado pode ocorrer mais vezes que a manutenção preventiva da mecânica, por exemplo.
Há também tipos diferentes de manutenção preventiva de acordo com a quilometragem.
Existem os trabalhos mais simples, realizados com mais frequência, e os bem detalhados, que obrigam que o ônibus fique ao menos um dia fora de circulação.
Na série de vídeos “Por dentro da Metra”, a empresa de ônibus e trólebus que opera o corredor que faz a ligação entre São Mateus e Jabaquara, nas zonas leste e sul de São Paulo, respectivamente, passando por municípios do ABC, e também a extensão entre Diadema e Brooklin, mostra como que é a rotina da manutenção do ar condicionado.
A cada 7 mil km é realizada uma limpeza e troca de filtros. A cada 100 mil km praticamente todo sistema é trocado, com a substituição dos principais componentes. O setor responsável pela manutenção é a eletrônica. Acompanhe com imagens de como são feitos os trabalhos:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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