sexta-feira, 10 de junho de 2016

Curitiba testa transporte de bicicleta em ônibus biarticulado

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

biarticulado 303
Ônibus biarticulado. Acesso será pela Porta 5. Foto: Adamo Bazani
Projeto BRT Bike pode ser ampliado de acordo com os resultados
ADAMO BAZANI
A prefeitura de Curitiba inicia nesta sexta-feira, 10 de junho de 2016, o projeto BRT Bike que consiste na possibilidade de bicicletas serem transportadas em ônibus do sistema municipal gerenciado pela Urbs.
Inicialmente o serviço estará disponível em um ônibus da linha 303 – Centenário/Campo Comprido, do eixo Leste-Oeste, adaptado para transportar duas bicicletas.
O veículo será identificado com a imagem de uma bicicleta na parte da frente e com adesivos laterais informando inclusive horários e locais de acesso permitidos.
Nos dias de semana, o horário para levar a bicicleta dentro do ônibus será das 9h às 11h; das 14h às 16h30 e depois de 20h. Nos feriados e finais de semana, não haverá restrição de horário.
As vagas para as bicicletas estão localizadas ao lado da porta 5 do ônibus biarticulado por onde deve entrar o ciclista. A bicicleta é acomodada em posição vertical e presa por cintos de segurança. O objetivo é aumentar a segurança sem comprometer o espaço dentro do veículo de transporte coletivo.
O embarque será restrito, inicialmente, aos terminais do eixo leste/oeste – Campo Comprido; Campina do Siqueira; Capão da Imbuia; Vila Oficinas e Centenário; e também na estação tubo da Praça Rui Barbosa.
A linha Centenário/Campo Comprido tem 21 quilômetros de extensão e transporta, por dia, em média, em torno de 110 mil passageiros.
De acordo com a prefeitura, mais linhas e mais estações podem ser contempladas com a possibilidade dependendo dos resultados dos testes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário