sexta-feira, 20 de julho de 2018

Empresa de ônibus da zona Sul de São Paulo economiza 2,3 mil litros de diesel por mês com “concessionários dentro da garagem”

Ônibus da Transwolff não precisam se deslocar constantemente à concessionária
Segundo Mercedes-Benz, Transwolff aderiu a plano que conta com eletricista e mecânico de concessionária atuando integralmente na oficina
ADAMO BAZANI
Os serviços estão cada vez mais personalizados em qualquer área.
Cada pessoa, cada empresa ou grupo têm realidades específicas e nem sempre um atendimento geral consegue corresponder às necessidades.
Com o setor de transportes não é diferente.
Num ramo cada vez mais competitivo, investir para depois economizar pode ser decisivo para melhorar os serviços e manter os clientes, que no caso das empresas de ônibus, são os passageiros.
Neste contexto, é cada vez mais comum a presença de técnicos de concessionárias das montadoras dentro das garagens de ônibus, apesar de a prática ainda não ser maioria no setor.
Entretanto, empresas que contrataram os chamados serviços dedicados, que têm custo, por enquanto dizem que os benefícios têm sido maiores.
A empresa Transwolff, que surgiu da Cooper Pam, cooperativa que atuava no subsistema local da capital paulista, hoje é uma das maiores empresas de ônibus de São Paulo e contratou da Mercedes-Benz um plano de serviço dedicado que dá direito à entrega de peças na garagem  e à presença integral de um mecânico e de um eletricista da Divena, concessionária da marca.
Ao apresentar as possibilidades de pacotes de serviços na última semana, em sua sede, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz fez uma estimativa da economia que a Transwolff pode registrar ao não precisar levar sua frota para revisões e manutenções mais detalhadas à concessionária.
A empresa de ônibus hoje tem mais de 1,5 mil veículos que transportam mensalmente, 21 milhões de passageiros.
Levando em conta que a concessionária da Mercedes-Benz mais próxima fica a 32 km de distância e o prazo para revisão completa de cada veículo, em média 182 ônibus por mês seriam levados à Divena, com cada um deles percorrendo um trajeto de ida e volta que demora cerca de duas horas.
Com a presença dos profissionais da concessionária na garagem, ao evitar esta necessidade de deslocamento, a Transwolff pode economizar por mês 2,3 mil litros de diesel e 360 horas deixariam de ser perdidas no trajeto entre o pátio da empresa de ônibus e a Divena.
De acordo com o gerente de peças e serviços da Mercedes-Benz, Marcelo Zanineli, a presença de técnicos das concessionárias nas garagens de ônibus também contribuiu para o desenvolvimento de novos equipamentos e características dos veículos.
“Essa aproximação nos ajuda muito também. Aprendemos dia a dia com o operador de transportes e com isso nos atualizamos das reais necessidades do setor. É muito importante a aproximação entre fabricante e frotista” – disse
Além do pacote integral, com a presença na garagem cinco dias por semana de profissionais das concessionárias treinados pela fábrica, há outras opções como o pacote por demanda, pelo qual é agendado um cronograma semanal de visita dos representantes da montadora, com direito também a suporte remoto.
Outro serviço oferecido pela marca é uma Sprinter Unidade Móvel, que possui ferramentas básicas e equipamentos para diagnóstico de problemas. O veículo visita as garagens de ônibus quando há necessidade.
A aproximação com as empresas de ônibus, segundo a Mercedes-Benz, possibilitou, por exemplo, verificar itens que mais se desgastam na prática diária de operação e montar um kit de 28 peças para alguns modelos.
“Aprendemos ouvindo nosso cliente. Este kit sai 15% mais barato que se fossem compradas as peças isoladamente” – prosseguiu Zanineli
São três linhas de peças mantidas pela marca: as genuínas, a de remanufaturadas (Renov) e de multimarcas (Alliance).
Além das linhas de peças e diferentes planos de serviços dedicados, a Mercedes-Benz diz que possui serviços de cobertura 24 horas para emergências, com atendimento no local da quebra, além de oferecer remoção, hospedagem e transporte para o motorista.
Já o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard oferece um serviço de diagnóstico que monitora os ônibus durante a operação.
O sistema pode identificar falhas em tempo real em diversos módulos do ônibus (motor, câmbio, embreagem, freio e outros). Uma central de relacionamento da Mercedes-Benz em Campinas, no interior de São Paulo, repassa essa informação às garagens em todo o país e, se for necessário, já agenda a parada deste ônibus na concessionária mais próxima.
Ao identificar uma falha logo no começo, o sistema evita que o problema se agrave, evitando que o conserto seja mais caro e o ônibus fique muito tempo parado.
Outro produto é o Mercedes Club, um programa de fidelidade, que permite que os frotistas e, agora, os mecânicos e demais profissionais das viações, acumulem pontos a cada uso de serviços e compra de peças, e depois troquem por descontos ou prêmios.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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