quarta-feira, 11 de julho de 2018

Sistema de transporte de Sorocaba recebe 14 novos ônibus articulados

A capacidade dos ônibus é de 50 passageiros sentados e 87 em pé. Foto: Caio Henrique.
Veículos são do modelo Caio Millennium BRT, com chassis Scania K310 IA6X2
JESSICA MARQUES / ADAMO BAZANI
O transporte coletivo de Sorocaba, no interior de São Paulo, recebeu 14 novos ônibus articulados na tarde desta quarta-feira, 11 de julho de 2018. Os veículos foram adquiridos pelo Consórcio Sorocaba, por R$ 18,7 milhões.
Na ocasião, o prefeito José Crespo informou que os veículos vão circular principalmente nas grandes avenidas da cidade. Além disso, também vão atender bairros mais afastados do centro, como Carandá e Altos do Ipanema, que possuem alta demanda.
A capacidade dos ônibus é de 50 passageiros sentados e 87 em pé. Os ônibus são do modelo Caio Millennium BRT, com chassis Scania K310 IA6X2.
Conforme promessa da Urbes, os veículos deveriam ter sido entregues em 18 de junho. No dia 7 de junho de 2018, o Diário do Transporte já havia anunciado que a Urbes previa os inícios de operação destes ônibus em julho. Na ocasião, representantes da gerenciadora do sistema e da operadora, Consor, estiveram na fábrica de carrocerias Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo, para verificar os veículos. Relembre:
Na época, o representante da Caio, Gildo Vendramini, disse que os veículos têm itens de conforto e acessibilidade como espaço para acomodar duas cadeiras de rodas e carregadores com entrada USB, ar-condicionado e Wi-Fi.

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Em nota, Franchim disse que os coletivos passariam por mais uma inspeção e receberiam equipamentos como validadores da bilhetagem eletrônica, GPS e letreiros, para serem entregues oficialmente.
“Vim pessoalmente verificar como está o andamento do processo de fabricação dos novos ônibus. Assim que estiver tudo pronto e a fabricante fizer uma vistoria final esses ônibus serão levados a Sorocaba. Na sequência, eles serão preparados com o emplacamento do Detran, implantação de catraca, de validadores do sistema de bilhetagem e de GPS, além da programação dos letreiros. Daí sim faremos a entrega oficial dos ônibus articulados à população. Peço a confiança e a paciência de todos, pois estamos acompanhando todo esse processo” — disse o secretário.
HISTÓRICO
Em abril, entraram em circulação 14 ônibus novos convencionais para as linhas as linhas 81-Carandá (6 veículos), 31-Cajuru (cinco veículos) e 53-Éden (cinco veículos).
A estimativa é que até o final deste ano, 60 ônibus zero quilômetro sejam entregues pela Consor. Com as entregas já efetuadas, pelo menos mais 30 veículos devem ser adquiridos até dezembro.
Segundo a Urbes, o sistema de Sorocaba possui 107 linhas de ônibus em operação que percorrem a cidade de norte a sul e de leste a oeste. Circulam diariamente nos terminais cerca de 120 mil passageiros, sendo 80 mil no Terminal Santo Antônio e 40 mil no Terminal São Paulo.
BRT:
Sorocaba deve ter uma rede de BRT – Bus Rapid Transit do País fruto da primeira PPP integral para corredores de ônibus.
Serão 68 quilômetros de corredores, com 28 estações, 3 terminais integrados, 4 estações de integração e 128 ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado, de portes diferentes.
Os novos veículos que entram em circulação na cidade já têm posicionamento de portas para o embarque à esquerda, no mesmo nível das plataformas.
O Diário do Transporte esteve na apresentação do sistema, em 10 de maio.
A previsão é de que as obras comecem em setembro deste ano. E a cada seis e oito meses serão entregues etapas dos corredores até que entre o final de 2019 e o início de 2020 o projeto esteja completamente concluído.
O projeto vai custar R$ 384 milhões, dos quais R$ 130 milhões de contrapartida da prefeitura, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). O contrato é de 20 anos.
Relembre:
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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