Reajustes do diesel serão feitos a cada 30 dias . Reoneração não valerá para transportes de cargas
ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI
Ministros da equipe do presidente Michel Temer anunciaram agora, noite de quinta-feira, 24 de maio de 2018, os termos de compromisso do Governo Federal no acordo proposto aos caminhoneiros para terminar com a greve da categoria.
Entre os pontos acordados estão:
– Zerar a CIDE sobre o diesel até o fim do ano
– Estender o desconto no preço do diesel de 10% de 15 dias para 30 dias. A União fará a compensação financeira para a Petrobras dos últimos 15 dias. Os primeiros serão assumidos pela estatal do petróleo.
– As mudanças de preços no diesel serão feitas a cada 30 dias, e não a cada flutuação do preço internacional do petróleo, como ocorre desde 3 de julho de 2017.
– O governo se comprometeu a não reonerar a folha de pagamento do setor de transportes de cargas.
O Governo Federal garante ainda que estas propostas não trarão prejuízo para a Petrobrás. Hoje as ações da estatal despencaram quase 15% após o anúncio de redução no preço do diesel. Com a queda, a Petrobras voltou a perder o posto de maior empresa brasileira de capital aberto em valor de mercado.
A proposta do Governo é que os caminhoneiros suspendam a greve por 15 dias. Após esse prazo, será feita uma nova reunião para verificar se as promessas foram cumpridas.
A Abcam (Associação dos Caminhoneiros), contudo, disse que manterá o movimento e que não concorda com a política do governo. A associação, que representa 700 mil caminhoneiros, quer continuar com a manifestação até a isenção de impostos se transformar em lei, e abandonou a reunião antes que se chegasse em um acordo.
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse que a política de preços da Petrobras está mantida, com base no preço internacional do Petróleo, mas que as variações serão compensadas diariamente pela União e não mais pelos transportadores.
“Preservamos a política de preços da Petrobras e a cada 30 dias temos a dotação (para compensar a Petrobras).”
Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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