Segundo empresa, veículo não estava com cartão de vistoria, mas tem autorização para viajar com passageiros
ADAMO BAZANI
Os passageiros saudosistas que nesta terça-feira, 22 de maio de 2018, tentaram realizar uma viagem do Terminal Rodoviário do Tietê, na capital paulista, para Araraquara, no interior de São Paulo, tiveram uma decepção.
A Artesp, agência que regula os transportes dentro do estado de São Paulo, impediu a partida do ônibus histórico Flecha Azul, modernizado pela Viação Cometa.
A empresa de ônibus tem realizado viagens comemorativas em alusão aos seus 70 anos no modelo que marcou a história da Cometa.
Segundo nota da companhia, ao Diário do Transporte, o ônibus de prefixo 7455 não tinha o cartão de vistoria da Artesp. O sistema não emitiu o documento porque o coletivo tem mais de 15 anos de fabricação. Entretanto, a empresa garante que o veículo tem autorização para fazer as viagens comemorativas, já que é um modelo histórico, não sendo escalado no dia a dia da operação. A Cometa ainda informou que a partir desta quarta-feira, 23 de maio de 2018, o cronograma de viagens voltará ao normal e que a questão foi resolvida.
Confira a nota na íntegra.
Na manhã dessa terça-feira, 22, fiscais da ARTESP autuaram o Flecha 7455 porque nele não constava junto com os demais documentos o cartão de vistoria da ARTESP. Isso ocorreu porque a Viação Cometa foi informada que pelo fato do veículo possuir mais de 15 anos de fabricação, o sistema da ARTESP não conseguiria cadastrar e emitir o cartão, mas mesmo assim, o veículo estava autorizado a circular e fazer viagens no período entre 02 de maio a 12 de julho de 2018, na ação das 70 viagens com o Flecha para comemorar os 70 anos da Viação Cometa.
Devido a essa situação, a documentação foi novamente verificada e a ocorrência foi explicada ao diretor do Departamento de Procedimentos e Logística da ARTESP, que emitiu o cartão para que não houvesse mais contratempos.
Portanto, a partir de amanhã [quarta-feira, 23 de maio de 2018], as viagens do Flecha seguem sem transtornos com o cartão da ARTESP e demais documentos.
O veículo é um Flecha Azul VII, Scania K 113 CL, ano 1998, com um design parecido com o dos ônibus norte-americanos, que são as raízes deste modelo.
Foram várias versões destes ônibus que se tornaram tradicionais na empresa, desde 1972, ainda com o nome Dinossauro, e, a partir de 1983, com o nome Flecha, sendo fabricados pela própria Cometa por meio da subsidiária CMA – Companhia Manufatureira Auxiliar.
A Artesp foi procurada pelo Diário do Transporte, mas até o fechamento desta matéria não respondeu.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir