Os produtos serão lançados FetransRio, mas o Diário do Transporte adianta as novidades.
RENATO LOBO
A Volvo deve lançar em Novembro, seus novos modelos de ônibus articulados e biarticulados, sendo que este último será o maior coletivo do mundo, com 30 metros de comprimento, e capacidade para 300 passageiros.
Já o articulado terá 22 metros e capacidade para 210 passageiros, e 3 eixos, competindo com o concorrente “superarticulado”. A novidade é que este modelo oferece a opção de cinco portas aos operadores, possibilitando agilidade no embarque e desembarque, e evitando concentração de usuários em determinadas regiões do salão de passageiros.
“Este veículo vai oferecer mais eficiência aos sistemas organizados de transporte, garantindo mais qualidade aos passageiros e melhor custo benefício aos operadores”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Bus Latin America.
Ao todo são quatro modelos: o Artic 150, com 18,6m de comprimento e capacidade para 150 passageiros; o Artic 180, com 21m e capacidade para 180 passageiros; o Super Artic 210, com 22m e capacidade para 210 passageiros; e o Gran Artic 300, com 30m e capacidade para 300 passageiros.
Artic 300
O novo biarticulado foi pensado para operação em corredores segregados, especialmente os Bus Rapid Transit. De acordo com o coordenador da engenharia de vendas da Volvo, Idam Stival, o modelo pode reduzir custos da operação.
“A maior capacidade de transporte dos novos articulados e biarticulados garantem o menor custo por passageiro transportado. O Gran Artic 300, por exemplo, transporta até 30 passageiros a mais que o nosso biarticulado de 28 metros. Ou seja, há um ganho de eficiência e ainda uma redução de frota e, consequentemente, dos custos operacionais”, explica Idam.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
Fonte: Diário do Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário