terça-feira, 11 de setembro de 2018

Busscar avança no mercado com vendas de pequenos lotes de ônibus por empresa

Algumas viações que já compraram estimam novas aquisições
ADAMO BAZANI
Em operações oficiais desde 02 de maio deste ano, a encarroçadora de ônibus Busscar, de Joinville-SC, vai novamente conquistando o mercado de ônibus, após ficar praticamente sem nenhuma produção significativa entre 2012 e o início de 2018.
Entretanto, o aumento das encomendas ocorre de forma gradual.
A maior parte das negociações consistiu até agora em pequenas compras, de um ou dois ônibus.
A Busscar está desde 2017 está sob a gestão de um grupo de investidores dentre os quais as famílias Ruas e Cunha, da capital paulista, que atuam em diversos ramos do setor de transportes. A fabricante passou por um conturbado processo de falência que deu cabo à era da família fundadora Nielson no comando da encarroçadora.
As compras em pequenos lotes podem ser explicadas sob diversos aspectos.
O primeiro deles é o quadro ainda de recuperação do setor de produção de ônibus, que após desde 2014 amargando fechamentos negativos, começou a respirar somente a partir do terceiro trimestre de 2017, mas não o suficiente para atingir os níveis de vendas e produção anteriores à crise econômica brasileira.
Outro aspecto é que as empresas querem de fato conhecer os produtos. Não se trata de desconfiança, já que a encarroçadora está sob a gestão de um grupo que já controla uma fabricante de carrocerias, a Caio, voltada para o mercado urbano, e também conta com soluções industriais, métodos e funcionários que já atuavam na Busscar, que sempre foi reconhecida pela qualidade.
Mas, pelas aquisições se tratarem de grandes investimentos, os empresários precisam saber se os modelos atendem às expectativas quanto à operação, manutenção e consumo (a tecnologia empregada na carroceria influencia no peso geral do ônibus, fator que é determinante no gasto de diesel).
Diário do Transporte apurou que algumas empresas que compraram os atuais modelos da família Vissta Buss da Busscar já consideram fazer novas encomendas entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2019.
A informação vem ao encontro do que o diretor industrial da Busscar, Maurício Lourenço da Cunha, disse na Transpublico (feira de veículos de transporte coletivo) em julho. Segundo o executivo, na ocasião, a produção atualmente gira entre uma e duas carrocerias por dia, número que deve subir para entre três e quatro ônibus por dia logo no início de 2019.
Relembre:
A assessoria de comunicação da Busscar enviou ao Diário do Transporte imagens de algumas unidades dos modelos da linha Vissta Buss  que foram recentemente concluídos. Além  destes veículos, já existem outras unidades em processo de finalização, como os ônibus de dois andares das empresas Util e Sampaio, do Grupo Guanabara. Já na Sambaíba veículos, há oito unidades sobre chassis Mercedes-Benz RS para pronta entrega.
Vissta Buss 360 da empresa Cidade do Sol
Vissta Buss 360 da Ultra
Vissta Buss 360 para a Sambaíba Veículos
Vissta Buss 360 para a empresa Gontijo
Vissta Buss 360 da Viação Paraty
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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