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terça-feira, 9 de maio de 2017
Com a família completa, Comil Invictus já vendeu mais de 400 unidades
Estimativa da encarroçadora de ônibus é ultrapassar a produção
de 500 veículos até junho: 55% dos ônibus já fabricados foram para
exportação ADAMO BAZANI
A encarroçadora de ônibus Comil, de Erechim, no Rio Grande do Sul,
comemora as vendas da linha de ônibus rodoviários Campione Invictus,
apesar da situação econômica enfrentada pelo país.
De acordo com informações da empresa, com exclusividade ao Diário do Transporte,
já foram comercializados 431 ônibus entre as mais variadas versões do
modelo: Campione Invictus 1050, Campione Invictus 1200, Campione
Invictus HD – com salão de passageiros em nível superior à posição do
motorista e maior bagageiro e Campione DD – de dois andares.
Com estas diferentes versões, a Comil diz que agora está completa a
família do Invictus, para atender às diferentes necessidades do mercado.
O modelo Invictus 1050 pode ser indicado para trajetos de média
distância ou fretamento. Já o 1200, para média e longa distância e
traslados de maior categoria. O modelo HD – High Decker – pode ser
indicado para rotas de longa distância, nas quais é necessário ter uma
capacidade maior de bagageiros. Já o de dois andares, DD – Double
Decker, atende a rotas de longa distância, serviços com duas categorias
(por exemplo, leito e executivo no mesmo ônibus) e turismo de luxo.
O mais recente lançamento foi o Comil Invictus DD para chassi de 15m
de comprimento, para serviço rodoviário no mercado nacional. Até então,
apenas ônibus rodoviários de 14 metros eram autorizados a rodar pelas
estradas brasileiras.
De acordo com a Comil, grandes empresas nacionais já compraram
unidades das diferentes versões do Invictus, como Gadotti, Vanatur, Novo
Horizonte, Expresso Brasileiro, Progresso, Útil, Expresso Maia,
Fretcar, Paraibuna, Free Way, Imamura, Rota 13, Pernambucana, Via
Energya, Serviloc. Exportações têm sido o principal destino para o Invictus
No entanto, ainda de acordo com a companhia ao Diário do Transporte,
o mercado externo tem sido o principal destino dos ônibus da família
Invictus: 55% da produção até agora foram embarcados para o exterior,
totalizando vendas para 10 países do continente Americano e um do
Oriente Médio. O maior volume é para Argentina, que comprou 54% dos
ônibus exportados. HISTÓRICO: Versão 1200 procurada por grandes frotistas
O primeiro modelo da linha Campione Invictus foi lançado em setembro
de 2015, durante a Transpúblico, feira de mobilidade urbana que ocorreu
na zona sul da capital paulista. Em agosto, o Diário do Transporte já antecipava novidade. Era o Comil Campione Invictus 1200. Relembre neste link: https://diariodotransporte.com.br/2015/08/27/comil-invictus-1200-vai-concorrer-com-g-7-no-mercado-de-rodoviarios/
Em fevereiro de 2016, era apresentado ao mercado o Comil Invictus
1050, uma versão menor que o 1200 indicada também para frotistas de
serviços de fretamento de maior categoria e para linhas regulares de
média distância.
Em agosto de 2016, depois de muita expectativa, a Comil apresentou a
versão de dois andares do Campione Invictus. O modelo chamou a atenção
do mercado latino-americano que já tem tradição no uso de ônibus deste
porte, até para rotas menores. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/08/15/comil-apresenta-invictus-dd/
Em fevereiro de 2017, chegava ao mercado o Invictus HD. Nesta
configuração, o motorista conduz o veículo num nível inferior ao salão
dos passageiros. O bagageiro tem maior capacidade. O veículo seguiu as
linhas da versão de dois andares. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/02/01/comil-vai-apresentar-invictus-hd-para-mercado-rodoviario/
No final de abril de 2017 era apresentado o Comil Invictus DD para
chassis de 15 metros de comprimento que foram recentemente homologados
para o mercado nacional. A capacidade foi ampliada para 60 passageiros,
dependendo da configuração. Com maior número de gratuidades e com a
possibilidade pela lei da balança de os eixos comportarem uma tonelada
mais, a versão de 15 metros tem despertado a atenção dos frotistas,
porque num mesmo veículo, é possível transportar mais passageiros,
inclusive compensando esses benefícios de isenções de tarifa. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/05/02/comil-apresenta-onibus-de-15-metros-de-comprimento-e-dois-andares/ DIMENSÕES: Versão HD tem bagageiros com capacidade maior. Piso do salão dos passageiros fica em nível superior ao posto do motorista
Para atender às diferentes necessidades do mercado, a Comil diz que
as versões dos ônibus Invictus têm diferentes dimensões, podendo receber
chassis de quatro, três ou dois eixos, dependendo de cada configuração. Comil Campione Invictus 1050:
Comprimento: 12.800 mm a 14.000 mm
Largura : 2.600 mm
Altura: 3.600 mm Comil Campione Invictus 1200:
Comprimento: 12.800 mm a 14.000 mm
Largura : 2.600 mm
Altura: 3.800 mm Comil Campione Invictus HD:
Comprimento: 14.000 mm
Largura: 2.600 mm
Altura: 4.050 (sem Ar Condicionado) / 4.250 mm (Ar Condicionado) Comil Campione Invictus DD:
Comprimento: 14.000 mm
Largura: 2.600 mm
Altura: 4.100 mm Comil Campione Invictus DD – 15 metros:
Comprimento: 15.000 mm
Largura: 2.600 mm
Altura: 4.100 mm Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes Fonte: Diário do Transporte
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