quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ônibus da Pássaro Marron recebem adesivação especial pelos 300 anos do encontro de imagem de Aparecida

Ônibus trazem adesivos com imagem da basílica

Cidade religiosa é um dos principais destinos da empresa
ADAMO BAZANI
Em 1717, três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, encontraram no Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, uma imagem atribuída, segundo a tradição católica, à Imaculada Conceição.
Ainda de acordo com a igreja, após o encontro, milagres começaram a acontecer na região, que começou a atrair pessoas do país inteiro.  Inclusive, a princesa Isabel, a mesma que decretou a Lei Áurea, de libertação dos escravos em 1888, doou uma coroa de ouro, entregue em 8 de setembro de 1904, para ser colocada na imagem.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada “Rainha do Brasil” e sua Padroeira Principal em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI
A atratividade turística da vila formada ao redor da capela construída, em 1734, no alto do morro dos Coqueiros, começou a trazer importância econômica para a região.
Em 17 de dezembro de 1928 a vila se emancipou de Guaratinguetá, tornando-se município de Aparecida (nunca foi Aparecida do Norte).
Devido ao crescimento econômico e ao fluxo de fiéis, logo Aparecida constitui-se numa das principais rotas para o transporte de pessoas.
Uma das companhias de ônibus que fazem parte desta história que une fé e deslocamento de pessoas é a Pássaro Marron.
Assim, em homenagem aos 300 anos do encontro da imagem que deu origem ao potencial turístico da cidade, a companhia de ônibus adesivou dois ônibus em alusão à data, com imagens da santa e da atual basílica, que começou a ser construída em 1955.
A empresa, fundada em 1935, acompanhou o crescimento da região, sendo uma das primeiras companhias de ônibus a operar pela Rodovia Presidente Dutra, cujo traçado permite a ligação da capital paulista às cidades de  Mogi das Cruzes,  Guararema,  São José dos Campos,  Jacareí,  Caçapava, Taubaté e Aparecida, com destino ao Rio de Janeiro.
Antes mesmo da inauguração da Dutra, a Pássaro Marron, em 1939, foi uma das pioneiras na ligação Rio-São Paulo. Relembre a história:
Hoje a empresa, que recentemente adquiriu 28 ônibus novos com entradas USB em cada poltrona para recarregar baterias de celulares e notebooks, opera em “mais de 50 cidades no Estado de São Paulo (incluindo Vale do Paraíba, Litoral Norte e Sul de Minas Gerais), registra mais de duas mil partidas diárias e transporta mais de 20 milhões de pessoas por ano, em sua frota que conta com mais de 460 ônibus.”
Em nota, o diretor da Pássaro Marron, Rodrigo Bongiovanni, diz que além de renovação de frota e implantação de internet de última geração Wi-Fi 4G, a companhia vai investir em comunicação, com ênfase para redes sociais.
“Criamos um canal comunicação, através do qual, vídeos serão transmitidos para as mídias sociais, onde nossos clientes poderão acompanhar mais de perto as novidades, as ações de responsabilidade social que estamos envolvidos, informações e um pouco dos nossos bastidores”
Aparecida é um dos principais destinos da Pássaro Marron
Na mesma nota, a empresa também destaca outras ações.
Despoluir
 Anualmente realizamos o controle de emissões atmosféricas dos nossos veículos.
 Reaproveitamento de água

Toda a frota de ônibus da Matriz é lavada com água reaproveitada. Inclusive a água da chuva é usada para a lavagem de peças, bem como captação da água do ar condicionado para a limpeza predial.
 Possibilitamos, dessa forma, a economia de até 1,2 milhão de litros de água por mês. Esse número representa em até 60 caminhões pipa com capacidade de 20 mil litros mensalmente. Ao longo de 1 ano, são mais de 14 milhões de litros, ou seja, o equivalente à 720 caminhões pipa.
 Além da matriz, estamos implantando esses procedimentos em outras garagens, como foi feito em Caraguatatuba, onde a água do lavador de peças também é reaproveitada e os copos plásticos foram trocados por canecas.
 Programa Lixo 0
 Foi iniciado na Matriz e visa a redução da geração de lixo. Nosso objetivo é zerar a quantidade de lixo que vai para aterro sanitário e embora ainda estejamos na fase inicial, já tivemos um grande resultado.
Responsabilidade Social
A empresa faz o transporte gratuito para entidades ou instituições carentes para a locomoção de pessoas a projetos sociais. É o caso do transporte dos Bispos que fazemos anualmente, contribuindo com diversos ônibus e disponibilizando nossos motoristas a fim de realizar o transporte para a Conferência Nacional, que acontece no Santuário de Aparecida.
Apoio aos Romeiros na Dutra
Com uma estrutura montada pensando nos fies, oferecemos anualmente água, frutas e um kit exclusivo da nossa marca para apoiar os romeiros, que percorrem longas distâncias alimentados pela fé e gratidão à Padroeira do Brasil.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário