Informação é de Dario Ferreira, diretor geral da Thermo King, para quem índice de climatização em ônibus urbanos tem crescido ano após ano
ALEXANDRE PELEGI
Ao lado do wi-fi, o ar climatizado passa a integrar o interior dos ônibus nas principais brasileiras, como itens de conforto indispensáveis. E começa a chegar aos ônibus urbanos, principalmente nas cidades médias e grandes, passando a fazer parte de novas licitações do sistema de ônibus.
Casos como o do Rio de Janeiro, em que o Ministério Público (MP) pressiona pela climatização da frota, são exemplos de que o assunto chegou para ficar. Na capital fluminense um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado pela prefeitura com o MP, em 2013, estabelecendo prazo até o fim de 2016 para que todos os ônibus do Rio tivessem ar-condicionado.
Outro exemplo é a cidade São Paulo, onde o atual prefeito João Doria vem dizendo desde que assumiu que quer todos os ônibus com Wi-Fi e ar-condicionado até 2020. A licitação que está para ser anunciada confirmará a extensão e a profundidade desta vontade.
Na Transpublico conversamos com Dario Ferreira, diretor geral da Thermo King, que confirmou esta realidade. Segundo ele, o índice de climatização em ônibus urbanos tem crescido ano após ano. Dario afirma que em algumas praças a fabricação de ônibus destinado ao transporte urbano já está entre 40% a 50% com ar-condicionado.
A Thermo King expôs para a linha de ônibus urbanos seu mais novo equipamento, o CF-1000, com design americano, acoplado com um compressor de alta capacidade.
Adamo Bazani, do Diário do Transporte, conversou com Dario no último dia da Transpúblico (31 de agosto):
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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