quarta-feira, 13 de junho de 2018

Primeira passagem de ônibus rodoviário com Bitcoins é comprada em Maringá, no Paraná

Para adquirir passagens via bitcoins, o passageiro precisa acessar os sites das empresas Viação Garcia ou Brasil Sul e seguir o processo normal de compra online. Foto: Adamo Bazani
Viação Garcia e Brasil Sul são primeiras a utilizar criptomoeda no transporte de passageiros
JESSICA MARQUES
A primeira passagem de ônibus rodoviário com Bitcoins foi comprada em Maringá, no Paraná, no sábado, 9 de junho de 2018. A Viação Garcia e Brasil Sul, que operam na região, são as primeiras a utilizar criptomoeda no transporte de passageiros.
A compra foi feita pelo morador de Maringá Marcelo Belinato. O passageiro comprou uma passagem para a linha Maringá (PR) / Campinas (SP).
“A empresa que trabalho fica em Campinas e sempre faço este trajeto de carro ou de avião. Como os preços das passagens aéreas estão altos, resolvi viajar de ônibus. Um amigo meu comentou sobre a Viação Garcia aceitar criptomoeda. Na corretora trabalho com este tipo de investimento virtual, então decidi comprar as passagens com Bitcons” – disse Belinato.
As vendas de passagens com Bitcoins nas empresas paranaenses do Grupo GBS iniciaram na primeira semana de junho. Segundo informações da assessoria de imprensa, as companhias são as primeiras no transporte de passageiros a aceitarem este sistema digital de moeda como pagamento.
“O grupo optou, em um primeiro momento, por utilizar Bitcoins (BTC), a moeda virtual mais conhecida hoje no mercado. Até julho, outras duas criptomoedas serão aceitas: a BitcoinCash e a Litecoin. Segundo a direção do grupo, ainda que poucas pessoas utilizem este sistema de moeda, a implantação da inovação vai oferecer alternativa aos clientes” – informou o grupo GBS, em nota.
Para adquirir passagens via bitcoins, o passageiro precisa acessar os sites das empresas Viação Garcia (www.viacaogarcia.com.br) ou Brasil Sul (www.brasilsul.com.br) e seguir o processo normal de compra online. Na tela de opção de pagamento ele deverá fazer a escolha: “pagamento com bitcoin”.
“Ao escolher a opção bitcoin, o cliente deverá abrir sua carteira virtual e escanear o código que aparece na tela do site. Feito isso, é só confirmar e pronto, a compra foi realizada. O voucher será encaminhado ao e-mail do cliente confirmando o pagamento e também o comprovante para o embarque.”
As moedas virtuais utilizam códigos difíceis de serem quebrados (criptográficos), armazenados em uma rede de usuários descentralizada e transparente (blockchains), o que significa que não há bancos ou outro tipo de instituição financeira regulatória.
Para utilizá-la, o usuário deve ter uma “carteira virtual”, onde serão armazenados os bitcoins, que serão gerenciados pela internet através do computador ou celular. Cada usuário tem uma senha e a moeda virtual pode ser adquirida em reais através de uma plataforma específica de compra.
Jessica Marques para o Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário