segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Marcopolo entrega 500 Torino para “caminho da escola” angolano

Ônibus têm entre 10,5 m e 12 m de comprimento. Foto: Douglas de Souza Melo/Marcopolo
Veículos são de fabricação brasileira com chassi Volkswagen e Transdata Smart instalou equipamento de validação de passagens. Os ônibus têm sistema de bilhetagem eletrônica para os estudantes cadastrados no Projeto, ou seja, não é possível levar caroneiros ou usar os veículos para outros fins
ADAMO BAZANI
Um dos maiores programas de acesso à educação em Angola passou a contar com produtos brasileiros para a prestação de serviços de transportes.
A Marcopolo informou nesta segunda-feira, 27 de agosto de 2018, que completou a entrega de 500 unidades do ônibus modelo Torino ao Projeto Avante, Programa de Mobilidade Escolar de Angola, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes do Governo de Angola, com o apoio dos Ministérios da Educação e das Finanças.
Os chassis dos 500 ônibus são Volkswagen 17.210 Jungle Bus, com comprimentos de 10,5 e 12,6 metros cada, dependendo da aplicação.
Os ônibus começaram a ser entregues na segunda quinzena de maio para a Asperbras Veículos, concessionária Volkswagen em Angola.
A PAIT Consultoria, responsável pela implantação do programa, e a Transdata Smart, pela validação das passagens, também fazem parte desta entrega do Projeto Avante.
O governo angolano estima que os ônibus facilitarão o acesso à educação de 14 mil crianças e adolescentes das 18 províncias do país.
A lógica do Avante é parecida com o Programa Caminho da Escola brasileiro, mas com controle maior.
Segundo nota da Marcopolo, os ônibus têm sistema de bilhetagem eletrônica para os estudantes cadastrados no Projeto, para tentar evitar caroneiros ou o uso dos veículos para outros fins.
GPS, planos de gerenciamento de manutenção e operação e monitoramento do sistema são outros itens presentes no Avante.
Parte da frota também possui elevadores para acessibilidade de pessoas com deficiência.
Na nota, o gerente-executivo de Negócios Internacionais para a Região Oriente Médio e África da Marcopolo, Ricardo Portolan, diz que o país tem grande necessidade transporte escolar.
“Os alunos percorrem grandes distâncias a pé para chegar à escola e com isso são altos os índices de absenteísmo e evasão escolar. Estamos felizes por participar deste projeto que responde duas das questões que mais impactam o rendimento escolar e objetiva dar mais qualidade de vida aos estudantes, implantando o conceito de mobilidade social com prioridade para a educação”.
O executivo ainda diz que a Marcopolo e as demais empresas brasileiras fornecedoras para o projeto tiveram de correr contra o tempo para atender às especificações técnicas estipuladas pelo governo angolano.
“Somente conseguimos alcançar os objetivos propostos pela estreita parceria entre a Marcopolo, a Asperbras e todas as empresas envolvidas. Isto pode ser comprovado pelo tempo recorde na produção de protótipos para aprovação do cliente e do governo, desenvolvimento de itens especiais para atender as necessidades do projeto e a mobilização das equipes das fábricas de Caxias do Sul e do Rio de Janeiro no cumprimento dos prazos de entrega”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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