sexta-feira, 18 de março de 2016

Volvo apresenta ônibus híbrido articulado em Curitiba

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

híbrido
Ônibus possui sistema que reduz velocidade em áreas de pedestres
Testes começam na próxima semana na linha Interbairros II e fazem parte de cooperação internacional
ADAMO BAZANI
A Volvo e a prefeitura de Curitiba, no Paraná, apresentaram nesta sexta-feira, 18 de março de 2016, um ônibus elétrico híbrido articulado que vai ser testado a partir da próxima semana com passageiros na linha Interbairros II.
Os testes vão durar aproximadamente seis meses. O veículo éd equipado com wi-fi e ar-condicionado. Além disso, conta com um sistema que permite definir e limitar a velocidade do veículo em locais com alto fluxo de pedestres. Mesmo que o motorista tente acelerar, na região determinada por programa de computador e informada pelo GPS, o ônibus não passará da velocidade programada.
O HibriPlus, como é chamado pela montadora, faz parte de um acordo entre a administração de Curitiba e a Suécia para o desenvolvimento sustentável na capital paranaense. O entendimento envolve a prefeitura de Curitiba e a Volvo dentro do “Smart City Concept in Curitiba” para a modernização da mobilidade sustentável.
No haverá custos para cidade durante os testes.
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Configuração permite lotação de 154 passageiros Foto: Everson Bressan/SMCS
É a segunda fase do desenvolvimento do projeto de eletromobilidade da Volvo na América do Sul. Ainda neste ano, deve ter início a terceira fase, também em Curitiba, que contará com modelo de ônibus que opera em 70% do tempo no modo elétrico.
A primeira fase do projeto foi o início da produção e comercialização do híbrido convencional no Brasil, em 2012.
O modelo apresentado nesta sexta-feira tem capacidade para 154 passageiros.
Segundo a prefeitura de Curitiba,  “a Interbairros II é uma linha circular que transporta por dia 34,5 mil passageiros e faz um trajeto de 42,7 quilômetros passando por 17 bairros – Campina do Siqueira, Batel, Água Verde, Portão, Novo Mundo, Xaxim, Hauer, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Tarumã, Hugo Lange, Cabral, São Lourenço, Bom Retiro, Pilarzinho, Vista Alegre e Mercês.  A operação do novo ônibus, como o restante da frota, será monitorada no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs (Urbanização de Curitiba As. – gerenciadora do sistema).”
O ônibus híbrido articulado será seguido por um veículo, também articulado movido a diesel, circulando nas mesmas condições de operação.
O objetivo é comparar o desempenho e as emissões dos dois ônibus.
O conjunto de dados será monitorado pelo sistema de gerenciamento de frotas da Volvo, que vai oferecer em informações como o consumo de combustível, emissão de poluentes, horas rodadas, velocidade média e aproveitamento das frenagens para recarga da bateria e do motor elétrico.
Em nota, a Volvo explica que o modelo, desenvolvido na Suécia, tem tecnologia de emissões Euro 6 já adotada na Europa. Confira:
Redução de emissões
 O híbrido articulado possui tecnologia de emissões Euro 6. Isso significa que a tecnologia de emissões Euro 6, somada à tecnologia híbrida, emite até 39% menos CO2 e 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) que os veículos similares Euro 5 movidos à diesel.
O modelo é equipado com dois motores, um elétrico e outro a diesel, que funcionam em paralelo ou de forma independente.  O veículo opera em modo 100% elétrico durante as arrancadas e quando está parado nos semáforos ou pontos de embarque e desembarque, momento em que não há emissão de poluentes e ruído.
 A bateria do motor elétrico é recarregada durante as frenagens do veículo. Cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar a bateria.  Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado.
 Tecnologia consolidada
 A tecnologia híbrida Volvo já está consolidada mundialmente. De 2010, quando começarem a ser produzidos em escala comercial, até hoje, mais de dois mil ônibus já foram vendidos. Os híbridos circulam em 21 países e cidades como Londres, Edimburgo, Viena, Estolcomo, Gotemburgo e Bogotá.  O modelo articulado pode ser visto em circulando em cidades como: Budapeste, na Hungria; Hamburgo, na Alemanha; e Sundsvall, na Suécia.
 Smart City Concept
 O “Smart city concepts in Curitiba” é um projeto no formato triple helix, ou seja, com a atuação conjunta do município, universidades e instituições privadas, para a promoção de soluções inovadoras que ajudem a melhorar a qualidade da vida urbana.
O PRIMEIRO HÍBRIDO DO BRASIL:
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Primeiro ônibus híbrido (elétrico/diesel) a circular no Brasil em 1999.
O primeiro ônibus elétrico híbrido no Brasil começou a operar em 1999 no Corredor Metropolitano ABD, entre as zonas Leste e sul de São Paulo, passando pelo ABC Paulista .
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa brasileira Eletra, de São Bernardo do Campo. Inicialmente a Volvo deveria ser parceira, tanto é que é unidade foi desenvolvida sobre o veículo de chassi B10M, da marca, mas depois acabou saindo do projeto e a Mercedes-Benz se tornou parceira da empresa brasileira.
O ônibus contou com motor elétrico da WEG e, diferentemente do modelo da Volvo, que é híbrido paralelo, o modelo desenvolvido em São Bernardo do Campo é híbrido em série, ou seja, o motor a combustão não serve para movimentar o veículo e sim apenas para gerar energia para o motor elétrico. A Moura ficou responsável pelo fornecimento de baterias de chumbo-ácido.
A Eletra diz que o motor a diesel menor que as versões convencionais usados para a tração do veículo garante uma redução de até 95% na emissão de materiais particulados.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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