quinta-feira, 9 de junho de 2016

LEILÃO DA BUSSCAR – CONFIRA NA ÍNTEGRA O EDITAL. Lances serão no dia 7 de julho

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

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Modelo contempla venda de fábricas ou apenas de máquinas se não houver interessados nas unidades
ADAMO BAZANI
A Justiça de Santa Catarina lançou oficialmente o edital da última tentativa de leilão de três unidades da encarroçadora de ônibus Busscar, que teve a falência decretada pela primeira vez em 2012, e reafirmada em 2013, após a família Nielson perder recurso judicial.
CONFIRA MAIS ABAIXO AS IMAGENS DO EDITAL NA ÍNTEGRA
A data do leilão foi confirmada para o dia 7 de julho de 2016, como já havia noticiado oBlog Ponto de Ônibus
Não será possível mais fazer ofertas por meio eletrônico.
O leilão será somente presencial e o comprador será 90 dias para concretizar o negócio.
As unidades fabris e os equipamentos podem ser parcelados em até 60 vezes.
VALORES CAEM E INTERESSADO PODE ARREMATAR POR 49% DO ESTIPULADO NA AVALIAÇÃO:
As últimas tentativas de leilão da Busscar realizadas nos dias 15 e 29 de março não tiveram lances.
Na primeira tentativa de leilão neste ano, no dia 15 de março, o valor dos três ativos foi estipulado em R$ 369.305.922,65 (trezentos e sessenta e nove milhões, trezentos e cinco mil, novecentos e vinte e dois reais e sessenta e cinco centavos).
Na segunda, no dia 29 de março, o valor dos três ativos da Busscar foi estipulado em R$ 221 milhões 583 mil 553,59.
Nesta terceira e última tentativa, as três unidades podem ser arrematadas por R$ 144.142.782,81, ou seja, 49% do valor inicial.
MODELO SERÁ DIFERENTE:
Semelhantemente às duas primeiras tentativas, será possível arrematar as três unidades juntas ou então as fábricas separadamente. A diferença é que, se mesmo assim não houver interessados, serão leiloados os equipamentos, ferramental e máquinas destas unidades fabris.
A distribuição será:
UNIDADE JOINVILLE (SC) – Fábrica de Carrocerias
49% da Avaliação
Lance mínimo: R$ 122.433.050,12
Admitido parcelamento em até 60 vezes
Máquinas e Equipamentos R$113.786.760,00
UNIDADE PIRABERABA – JOINVILLE (SC) – Fábrica de Peças
49% da Avaliação
Lance mínimo R$ 12.901.013,73
Admitido parcelamento em até 60 vezes
Máquinas e Equipamentos R$ 3.287.125,00
UNIDADE RIO NEGRINHO (SC) – Fábrica de Peças
49% da Avaliação
Lance mínimo: R$ 8.808.718,97
Admitido parcelamento em até 60 vezes
Máquinas e Equipamentos 7.347.666,00
POSSÍVEIS INTERESSADOS:
Entre os interessados conforme havia anunciado o juiz substituto da 5ª vara cível de Joinville, responsável pelo processo, Walter Santin Junior, estão um grupo mexicano, um argentino e um grupo de empresários de ônibus de Minas Gerais. No entanto, o juiz não quis revelar os nomes.
O grupo mexicano se compromete a reativar a fábrica em Joinville, gerando empregos na cidade. Já o grupo argentino quer levar o patrimônio móvel e produzir ônibus na Argentina.
De acordo com fontes de mercado ouvidas pelo Blog Ponto de Ônibus, este grupo mineiro teria relação com a empresa de ônibus Gontijo, que não confirma oficialmente.
BREVE HISTÓRICO:
A Busscar foi fundada oficialmente como Nielson no dia 17 de setembro de 1946, com iniciativa de Augusto e Eugênio Nielson que começaram uma pequena oficina em Joinville, atuando na construção de móveis e utensílios e fazendo reparos em carrocerias de caminhões e cabines. Em 1948, a Nielson fez seu primeiro veículo de transporte coletivo, uma jardineira – ônibus simples feito de madeira. O veículo da Nielson foi uma encomenda da empresa Abílio & Bello Cia Ltda, que fazia a linha Joinville – Guaratuba, em Santa Catarina.
Foi na época do surgimento empreendimento dos Nielson, que o Brasil começava assistir mais intensamente o crescimento das cidades e também das relações comerciais entre as diferentes localidades. Tudo isso demandava uma maior oferta de transportes. Assim muitos empreendedores compravam chassis de caminhão, como da Ford e da GM, e precisavam transformá-los em ônibus para enfrentar as difíceis estadas de terra e verdadeiros atoleiros. Nesta época, a Nielson & Cia Ltda. tinha o comando do patriarca da família, Bruno, e do filho Harold.
Em 1958, um dos marcos para a Nielson foi o projeto de estrutura metálica para os ônibus.
No início dos anos de 1960, ganhavam as estradas os modelos Diplomata, carroceria de dois níveis que lembravam os Flxibles norte-americanos que, quando foram importados pela Expresso Brasileiro Viação Ltda eram chamados de Diplomata. A Nielson então conquistava definitivamente o mercado.
Nos anos de 1980, Nielson cresce mais e no segmento de rodoviário travava disputa acirrada com a Marcopolo e no segmento urbanos, a briga era com a Caio, praticamente de igual para igual.
A linha Diplomata tinha recebido novas versões e o Urbanuss ganhava atenção dos frotistas.
Por uma estratégia de negócios, a Nielson mudou a marca para Busscar. Inicialmete a marca foi conhecida como Busscar-Nielson. Surgiram os rodoviários El Buss e Jum Buss  e os urbanos da linha Urbanuss.
Em 2002, a Busscar começa enfrentar dificuldades financeiras. A família Nielson alegava problemas motivados pela variação cambial e também dificuldades de créditos, mas já havia também erros administrativos internos. O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social chegou a realizar empréstimos para empresa, que não foram plenamente honrados. A recuperação não foi plena, havendo novamente outro problema financeiro em 2004. A última crise da Busscar começou em 2008, quando a empresa começou a atrasar salários.
Depois de uma dívida que se aproximou de R$ 2 bilhões, contando juros, impostos e débitos com fornecedores, trabalhadores e bancos, a empresa teve a falência decretada em 27 de setembro de 2012 pelo juiz Maurício Cavalazzi Povoas. A decisão, no entanto, foi anulada em 27 de novembro de 2013, após recursos judiciais. No entanto, os recursos caíram em 5 de dezembro de 2013. A família Nielson chegou a apresentar um novo pedido de recuperação judicial, mas o juiz Luis Felipe Canever, de Santa Catarina, após negativa por parte dos credores, decretou no dia 30 de setembro de 2014, nova falência da encarroçadora de ônibus Busscar, que já foi uma das maiores do Brasil.
Os negócios continuam na América Latina com a atuação em parceira de outros grupos, com destaque para as operações na Colômbia.
A Busscar Colômbia foi formalizada no ano de 2002 sendo fruto de uma aliança entre a indústria local Carrocerías de Occidente, empresa fundada em 1995, e a Busscar Ônibus do Brasil, fundada pela família Nielson em 17 de setembro de 1946.
O EDITAL:
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Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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