segunda-feira, 6 de junho de 2016

Marcopolo e Scania vão exportar 295 ônibus para Gana

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

onibus
Modelo Viale, com chassi Scania, vai para BRT em Gana
É uma das maiores vendas na história das duas marcas para o Continente Africano
ADAMO BAZANI
Com o mercado interno retraído, é justamente nas exportações que a indústria de ônibus, tanto de carrocerias como de chassi, tem encontrado boas perspectivas. O real desvalorizado frente ao dólar tem ajudado nesta movimentação, além, claro, da situação econômica dos outros países estar melhor do que o Brasil.
A Marcopolo e a Scania anunciaram nesta segunda-feira, 6 de junho de 2016, que fecharam acordo com o Ministério dos Transportes de Gana e vão fornecer 295 ônibus para linhas urbanas e intermunicipais.
Dos 295 ônibus, 245 são do modelo Viale e serão utilizados no sistema BRT de Accra para o transporte urbano de passageiros. Os chassis são Scania K250 UB 4×2.
As outras 50 unidades são de três modelos de ônibus rodoviários : 20  Paradiso 1200, 20 Viaggio 1050 e 10 Ideale.
Os ônibus Paradiso 1200 e Viaggio 1050 contam com poltronas semileito, duas portas de acesso, sanitário no entre-eixos, monitores e câmeras para visualização externa do veículo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, áudio individual e janelas laterais com vidros colados.
Em nota, o gerente de exportação da Marcopolo, Ricardo Portolan, explica que é uma das maiores vendas em lote único da marca para o exterior.
“O fornecimento representa um dos maiores volumes de vendas na exportação em um único pedido e é resultado das diversas ações da empresa em busca de novos negócios no exterior. O acordo envolveu várias rodadas de negociação no Brasil e no país africano. A atratividade da proposta da Marcopolo, tanto em produtos como em serviços de pós-vendas, foi fundamental para o fechamento do contrato. A produção dos ônibus já foi iniciada e será concluída neste ano. Estamos muito felizes em participar deste negócio, que contribuirá para a melhoria da mobilidade das pessoas em Gana”.
Dos 295 ônibus que serão exportados, 245 são do modelo Viale
Dos 295 ônibus que serão exportados, 245 são do modelo Viale
Na nota, a Marcopolo explica a configuração de cada modelo:
O Marcopolo Viale BRT, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias motorização traseira com baixa emissão de gases poluentes e câmbio automático. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.

A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam e produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são duas portas, poltronas City, monitores e sistema de monitoramento e gravação de imagens. O veículo utiliza chassi Scania k250 UB 4×2.      

Transporte rodoviário diferenciado

Cinquenta unidades são de modelos rodoviários, sendo 20 do Paradiso 1200, 20 do Viaggio 1050 e dez unidades do Ideale. Os ônibus Paradiso 1200 e Viaggio 1050 contam com poltronas semileito, duas portas de acesso, sanitário no entre-eixos, monitores e câmeras para visualização externa do veículo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, áudio individual e janelas laterais com vidros colados. 

De acordo com Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, os veículos possuem sinalização externa (Daytime Running em LED) e contam com interior ainda mais sofisticado, com regulagem automática da posição dos comandos satélites, além de novas poltronas. “Os modelos Paradiso e Viaggio são equipados com o sistema multiplex – montado na cabine do motorista, que auxilia no monitoramento dos equipamentos funcionais e facilita a localização de possíveis falhas no ônibus”.

Já o modelo Ideale possui poltronas executivas e duas portas de acesso. O modelo conta com painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, sistema de saídas de ar para o motorista, além de fácil alcance aos comandos, propiciando maior conforto. Incorpora ainda um eficiente sistema de ventilação e desembaçamento do para-brisa, com quatro saídas direcionais e console com porta-objetos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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