É uma das maiores vendas na história das duas marcas para o Continente Africano
ADAMO BAZANI
Com o mercado interno retraído, é justamente nas exportações que a indústria de ônibus, tanto de carrocerias como de chassi, tem encontrado boas perspectivas. O real desvalorizado frente ao dólar tem ajudado nesta movimentação, além, claro, da situação econômica dos outros países estar melhor do que o Brasil.
A Marcopolo e a Scania anunciaram nesta segunda-feira, 6 de junho de 2016, que fecharam acordo com o Ministério dos Transportes de Gana e vão fornecer 295 ônibus para linhas urbanas e intermunicipais.
Dos 295 ônibus, 245 são do modelo Viale e serão utilizados no sistema BRT de Accra para o transporte urbano de passageiros. Os chassis são Scania K250 UB 4×2.
As outras 50 unidades são de três modelos de ônibus rodoviários : 20 Paradiso 1200, 20 Viaggio 1050 e 10 Ideale.
Os ônibus Paradiso 1200 e Viaggio 1050 contam com poltronas semileito, duas portas de acesso, sanitário no entre-eixos, monitores e câmeras para visualização externa do veículo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, áudio individual e janelas laterais com vidros colados.
Em nota, o gerente de exportação da Marcopolo, Ricardo Portolan, explica que é uma das maiores vendas em lote único da marca para o exterior.
“O fornecimento representa um dos maiores volumes de vendas na exportação em um único pedido e é resultado das diversas ações da empresa em busca de novos negócios no exterior. O acordo envolveu várias rodadas de negociação no Brasil e no país africano. A atratividade da proposta da Marcopolo, tanto em produtos como em serviços de pós-vendas, foi fundamental para o fechamento do contrato. A produção dos ônibus já foi iniciada e será concluída neste ano. Estamos muito felizes em participar deste negócio, que contribuirá para a melhoria da mobilidade das pessoas em Gana”.
Na nota, a Marcopolo explica a configuração de cada modelo:
O Marcopolo Viale BRT, com piso baixo, é o modelo mais moderno em produção no Brasil e incorpora, entre outras tecnologias motorização traseira com baixa emissão de gases poluentes e câmbio automático. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.
A concepção do Viale BRT é de um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam e produto de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são duas portas, poltronas City, monitores e sistema de monitoramento e gravação de imagens. O veículo utiliza chassi Scania k250 UB 4×2.
Transporte rodoviário diferenciado
Cinquenta unidades são de modelos rodoviários, sendo 20 do Paradiso 1200, 20 do Viaggio 1050 e dez unidades do Ideale. Os ônibus Paradiso 1200 e Viaggio 1050 contam com poltronas semileito, duas portas de acesso, sanitário no entre-eixos, monitores e câmeras para visualização externa do veículo. Os veículos possuem sistema de ar-condicionado, áudio individual e janelas laterais com vidros colados.
De acordo com Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, os veículos possuem sinalização externa (Daytime Running em LED) e contam com interior ainda mais sofisticado, com regulagem automática da posição dos comandos satélites, além de novas poltronas. “Os modelos Paradiso e Viaggio são equipados com o sistema multiplex – montado na cabine do motorista, que auxilia no monitoramento dos equipamentos funcionais e facilita a localização de possíveis falhas no ônibus”.
Já o modelo Ideale possui poltronas executivas e duas portas de acesso. O modelo conta com painel de instrumentos com desenho ergonômico e moderno, sistema de saídas de ar para o motorista, além de fácil alcance aos comandos, propiciando maior conforto. Incorpora ainda um eficiente sistema de ventilação e desembaçamento do para-brisa, com quatro saídas direcionais e console com porta-objetos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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