quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Cidades dos Estados Unidos substituem ônibus por Uber. Empresa de aplicativo planeja operar veículos de transporte coletivo no México

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

ônibus do Uber
Ônibus de dois andares do Uber no México. Empresa deve operar coletivos
Lyft que tem serviços semelhantes ao do Uber também ganha espaço em vez do transporte coletivo
ADAMO BAZANI
Com agências internacionais
O Uber e o Lyft, aplicativos de transporte pago, estão substituindo linhas de ônibus em cidades norte-americanas por meio de subsídios dos governos locais.
Os projetos são experimentais e ocorrem no Condado de Pinellas, e Altamonte Springs, ambas na Flórida, e Centennial, subúrbio de Denver, no Colorado.
Em Pinellas, o governo local extinguiu duas das 48 linhas que tinham pouca demanda. No lugar, fez uma parceria com o Uber para atender os passageiros.
Segundo a administração municipal, o poder público paga 50% do valor da corrida, com limite de US$ 3. O resto é pago pelo passageiro.
A iniciativa deve custar US$ 40 mil por ano, 1/4 do valor que as duas linhas de ônibus que foram extintas necessitam de subsídios do poder público, segundo o governo local.
Em Centennial, a prefeitura fechou parceria com a empresa Lyft, que tem serviços semelhantes ao Uber.
Os carros substituem uma linha de ônibus que leva os moradores de um bairro afastado até uma estação de trem. O poder público diz que cada viagem de ônibus custava US$ 20 aos cofres municipais.
Já os serviços do Lyft devem custar 1/5 desse valor. O número de viagens será de 280 por dia, segundo projeção da administração local, seis vezes mais do que o total de viagens realizadas pelos ônibus atualmente.
Em Altamonte Springs, na Flórida, o governo local financia 20% do valor das viagens de Uber dentro da cidade. Se a viagem tiver como origem ou destino uma estação de trem, o subsídio sobe para 25%.
Vale ressaltar, entretanto que todas estas viagens são experimentais e aplicadas em linhas de baixa demanda e em localidades com número relativamente pequeno de habitantes.
DÚVIDAS E ENTRAVES:
Os próprios gestores locais disseram que o Uber, Lyft ou qualquer empresa com serviço semelhante não vão substituir a rede de transporte público e sim apenas auxiliar nos trajetos complementares, nos quais os ônibus eram grandes demais e andavam vazios.
Além disso, ainda há dúvidas sobre o atendimento para as pessoas que não possuem smartphone e em relação à falta de acessibilidade que os carros do Uber e Lyft apresentam em comparação com os ônibus locais.
Outra preocupação é que por causa do incentivo, muitas pessoas abandonem seus carros e migrem para o para os aplicativos subsidiados. Com isso, poderá haver aumento expressivo na demanda e nos valores gastos pelos cofres públicos nos próximos anos, justificando o retorno dos ônibus.
MÉXICO PODE TER ÔNIBUS DO UBER:
Já no México, a novidade é que o Uber pode ter ônibus em operação.
A previsão é que até 2018, com a participação de cidades-piloto, o aplicativo ganhe autorização para colocar veículos de transporte coletivo.
Ônibus de dois andares já foram vistos em Tijuana, Guadalajara e Monterrey em testes.
No entanto, se os serviços forem de fato regulados, devem operar em rotas que não prejudiquem o transporte público. Nestas cidades ainda há muitas linhas irregulares e é justamente nestes espaços que os ônibus do Uber podem entrar, mas a polêmica deve ser grande.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Um comentário:

  1. Aqui no Brasil já temos um esboço desse serviço, através do Uber Pool.

    A dinâmica de funcionamento do Uber pode oferecer um sistema de gestão de matriz o/d muito mais dinâmico do que as técnicas atuais.

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