Veículo vai circular no Campus da UFSC e sistema pode ser usado em linhas urbanas
ADAMO BAZANI
A UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina confirmou que entre novembro e dezembro estará em operação o ônibus 100% elétrico que vai contar com energia solar para carregar as baterias.
A energia elétrica será gerada pelo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica da UFSC, localizado no Sapiens Parque. Isso significa que o ônibus é elétrico, mas a fonte de geração de energia elétrica não será convencional e sim em uma estação com energia solar.
A universidade diz que a operação deste veículo deve gerar no Campus uma economia mensal de R$ 2 mil, além de melhorar a qualidade do ar.
Estudo da UFSC mostra que um ônibus com consumo médio de 670 litros de diesel por mês emite cerca de 3,9 toneladas de CO2. Em um ano, a emissão chega a 46,8 toneladas de CO2.
Apresentado no 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, realizado em São Paulo, no início do mês, o ônibus inicialmente fará o transporte de alunos, professores e técnicos da UFSC, entre o campus da Trindade e o laboratório no Norte da Ilha, no Sapiens Parque, no bairro Canasvieiras.
Para as quatro viagens feitas pelos pesquisadores diariamente, que totalizam 50 quilômetros, os custos dos deslocamentos seriam de aproximadamente R$ 100 diários, o que corresponde a R$ 2 mil mensais.
“As recargas serão feitas por meio da rede presente no campus e no parque, percurso que o veículo fará quatro vezes ao dia, totalizando 50 quilômetros entre ida e volta. Com as recargas de conveniência ao final de cada viagem no Sapiens Parque, a autonomia é dimensionada para atender a operação durante todo o dia com emissão zero de poluentes.” – explica a Universidade em nota.
O projeto custou R$ 1 milhão, mas com a produção em maior escala, o sistema tende a ficar mais barato
Um dos objetivos é futuramente criar estações como estas em garagens de ônibus ou terminais para mover os veículos por meio de geração de energia solar em sistemas transportes urbanos de maior demanda.
O professor e coordenador do “Fotovoltaica”, Ricardo Rüther, disse que consumo e a geração da energia serão monitorados durante a operação do ônibus, servindo como base para pesquisas acadêmicas.
“Hoje, quem precisa se deslocar até o parque utiliza veículos próprios, depende de caronas ou do transporte público, que leva cerca de uma hora e meia para chegar ao local. A estimativa é de que o trajeto seja feito em 30 minutos pelo modelo elétrico.”
5800 ÁRVORES:
Segundo o membro do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, o pesquisador Júlio Dal Bem, os benefícios ao meio ambiente que este ônibus pode gerar, equivalem ao que 5800 árvores resgatam de gás carbônico no meio ambiente.
Estudo do Instituto Totum e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, amostra que cada árvore da Mata Atlântica absorve 163,14 kg de gás carbônico (CO2) nos primeiros 20 anos de vida, o que seria uma média de 8,1 kg de CO2 por ano.
A aquisição do ônibus foi financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, por uma licitação.
O veículo tem tecnologia e integração de equipamentos da Eletra, de São Bernardo do Campo, tração da WEG, chassi Mercedes-Benz O-500U de carroceria Marcopolo, modelo Viale, que recebeu reforço especial.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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