Fabricantes esperam para 2018, retomada maior nas vendas de veículos pesados
ADAMO BAZANI
Com agências
Duas notícias positivas para o setor de produção de ônibus e caminhões surgiram nesta segunda-feira, 9 de outubro de 2017, da líder dos segmentos, Mercedes-Benz, e da vice-líder, Volkswagen/MAN.
A Mercedes-Benz confirmou que pretende investir de 2018 a 2022, R$ 2,4 bilhões no Brasil. O dinheiro será para modernização das fábricas de caminhões e chassis de ônibus de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Parte dos recursos também será destinada para novos modelos de ônibus e caminhões.
Em 2018, a empresa estima crescer 20% no mercado de veículos pesados.
Até o final do ano, a Mercedes-Benz também confirmou a concretização do ciclo de investimentos iniciado em 2015, de R$ 500 milhões na planta do ABC e de R$ 230 na planta mineira.
Já a Volkswagen-MAN anunciou que cancelou as férias coletivas da linha de produção de caminhões e chassis de ônibus em Resende, no Rio de Janeiro. A medida se deve pelo crescimento da demanda por veículos pesados.
Atualmente, a fábrica possui 3,3 mil trabalhadores.
Hoje a produção trabalha cinco dias por semana e três sábados por mês. No início de 2017, eram quatro dias por semana.
Os trabalhadores só vão folgar entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Conforme já havia noticiado o Diário do Transporte, em dezembro do ano passado, a empresa confirmou investimentos de R$ 1,5 bilhão até 2021 em modernização da planta e novos modelos de ônibus e caminhões. Relembre:
De acordo com a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em balanço divulgado na última quinta-feira, 05 de outubro de 2017, entre janeiro e setembro deste ano foi registrada alta de 11,6% na produção de chassis de ônibus no Brasil em comparação a semelhante período de 2016. Relembre:
De acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, no mesmo período, a comercialização de veículos de transporte coletivo de grande porte registrou queda de 2,5%, mas a tendência é de reversão do quadro. Já o mercado de caminhões acumula queda de 8,55% de vendas no acumulado do ano, também com possibilidade de mudança de cenário no início do ano que vem.
Relembre:
Nos últimos três anos, a indústria registrou quedas consecutivas, que somam mais de 40%
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário