quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Série extintas: Viação Oeste Ocidental

Hoje, 12 de outubro o blog Vitor Otávio Bus deseja um feliz dia das Crianças, trazendo de volta a série Extintas a empresa Viação Oeste Ocidental. Atualmente não opera mais linhas, após a intervenção dos órgãos fiscalizadores e a implantação do novo modelo de organização dos ônibus da cidade do Rio de Janeiro (Consórcios Internorte, Intersul, Transcarioca e Santa Cruz), ela foi substituída pela Rio Rotas. 
A Ocidental foi criada a partir da cisão que correspondia a parte das ações que pertencia a Transportes Amigos Unidos na sociedade da Transportes Oriental, ficando a Ocidental com a maioria das linhas. A garagem e sede da empresa ficou no mesmo endereço, sendo apenas desmembrada uma parte menor para a Oriental.
O grupo TAU se fortaleceu a partir de 2000, quando passou a administrar também a Viação Santa Sofia. Entretanto, com o decorrer do tempo o grupo TAU foi deixando desassistidas as suas afiliadas, acarretando a falência da Transportes Mosa do RJ e da empresa Santa Rita de Itaguaí, além do sucateamento (quase falência) da Santa Sofia e o inchamento da Ocidental (a empresa absorveu grande quantidade de linhas, e não deu conta sequer de suas linhas originais). Enfim, a Ocidental sofreu com a deficiente administração da sua gestora, fato é que nos últimos anos a empresa vem se desmanchando.
Em Setembro de 2009 a empresa teve sua garagem lacrada pelo Ministério Público pela falta de manutenção/conservação e comprometimento da segurança de seus veículos, sendo apenas 40 de 180 veículos liberados para circulação. Portanto, devido ao seu passado recente inserido de graves acidentes, a Viação Oeste Ocidental foi "rebatizada" pelos seus usuários, ganhando o nome de "Acidental", devido a sua frota ser antiga e estar em péssimo estado de conservação. Em maio de 2009, a exemplo da própria Oriental, a empresa sofreu intervenção da Prefeitura do Rio e do Ministério Público diante de centenas de denúncias sobre o péssimo serviço prestado à população da Zona Oeste. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Transportes decidiu distribuir parte das suas linhas a outras empresas da região.
Algumas das empresas que receberam suas linhas são:

Entretanto, recentemente, os micros Neobus "semi-novos" da Ocidental vindos da Transportes Zona Oeste oriundos do repasse das linhas 858 e 859, estavam circulando nas linhas internas de Bangu, 811/812/819. Isto indica que a empresa está, aos poucos tentando recuperar suas linhas. Entretanto as linhas 346 e 817 estão inoperantes.
Curiosamente, entre o inicio de 2007 e o inicio de 2009 a Transportes Amigos Unidos pegou para sí os melhores e mais novos veículos da Ocidental, repassando para ela veículos com mais de 10 anos de uso e já em péssimo estado de conservação. Os carros com Ar Condicionados Comil Sveltos da Amigos Unidos foram repassados para a Viação Oeste Ocidental em Maio de 2009, em uma tentativa de recuperação da empresa. Esses veículos estampavam no para-brisa um adesivo escrito "novo conceito". Quando a garagem da empresa foi lacrada, esses veículos foram devolvidos a TAU que os colocou inicialmente em sua linha 175 Central x Barra da Tijuca com o ar condicionado desligado. Posteriormente os veículos foram recolocados na linha 397, mas com identidade visual da Amigos Unidos.
Em 04/01/2010 a empresa entrou em processo de cassação de suas linhas pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Recentemente (em março), a SMTR indeferiu o pedido da Ocidental para reintegração de suas linhas embargadas e ainda com o risco de ser definitivamente cassada, tal como sua "originária-mãe", a tradicionalíssima, Transportes Oriental. No entanto, depois de muitas negociações, houve a venda da Viação Oeste Ocidental para o Grupo Breda Rio Transportes (não se sabe se 50%, em sociedade ou 100%), no qual os novos donos já estão providenciando a renovação de frota da empresa e irão buscar a retomada da operação de linhas que estão sendo operadas emergencialmente por outras empresas, mas que são de concessão da Viação Oeste Ocidental. No entanto por imposição da licitação das linhas de ônibus da cidade, a empresa teve suas contas reprovadas, sendo obrigada a ser incorporada pela sua administradora que era a Viação Andorinha. A empresa foi extinta no dia 29 de outubro de 2010.






















































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