segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Scania se une à fabricante de baterias para eletrificação de ônibus e caminhões

Citywide LF, de piso baixo total, é o modelo elétrico da Scania que deve ganhar as ruas na Suécia já em 2018. Foto: Dan Boman 2017
Investimentos em projetos serão de 10 milhões de euros e terão início na Suécia
ADAMO BAZANI
A Scania anunciou nesta sexta-feira, 26 de janeiro de 2018, uma parceria com a fabricante sueca de baterias de lítio Northvolt para a eletrificação de ônibus e caminhões pesados.
Um dos focos principais será o desenvolvimento de tecnologia de células de bateria.
Os investimentos devem ser de cerca de 10 milhões de euros.
As equipes da fabricante de baterias e da montadora vão instalar uma planta de pesquisas, a Northvolt Labs, em Västerås, na Suécia para desenvolver e comercializar as células de bateria destinadas para os veículos comerciais. As empresas também entraram em um acordo de compra para células de bateria.
Em nota, o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson, acredita que a eletricidade será o futuro da mobilidade, mas que neste momento, as baterias não estão desenvolvidas o suficiente para atender a todas as necessidades das operações de ônibus e caminhões.
“A eletrificação desempenhará um papel fundamental na mudança para um sistema de transporte livre de combustíveis fósseis. No entanto, a tecnologia atual de células de bateria deve ser desenvolvida para atender aos requisitos comerciais dos clientes de ônibus e caminhões pesados”, – disse
Já o co-fundador e CEO de Northvolt, Peter Carlsson, diz que o objetivo da empresa, constituída em 2015, é fazer as chamadas “baterias verdes”, cujo processo de produção tem baixas emissões de carbono e há possibilidade de reciclagem de quase todo o material.
Hoje uma das preocupações sobre os carros, caminhões e ônibus elétricos são os impactos ambientais da produção das baterias e depois, o destino destes componentes com o esgotamento total da vida útil.
O executivo disse que as “baterias verdes” são recomendadas para os veículos pesados.
“Com a experiência em produtos e negócios da Scania combinada com nosso processo de fabricação de ponta, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria econômicas e verdes, com a mais alta qualidade para o mercado de veículos comerciais pesados”
Inicialmente, a parceria vai abranger a atuação das marcas na Suécia e em países próximos.
Não somente as baterias e os ônibus e caminhões serão estudados, como também haverá o desenvolvimento de infraestrutura de redes de carregamento das baterias, tanto nas garagens e pátios, como em portos secos e armazéns (no caso de caminhões) e em terminais e estações (para os ônibus).
Neste ano, deve já ganhar as ruas de Estocolmo, o modelo elétrico Citywide LF, de piso baixo total.
Enquanto os modelos elétricos ainda serão desenvolvidos na Europa, para a América Latina a Scania aposta no Gás Natural Veicular – GNV e biometano (gás oriundo da decomposição do lixo).
A tecnologia, hoje mais usada pela marca na Suécia, no continente europeu, já é realidade também nas operações de ônibus da Scania na América Latina, tendo por exemplo, cidades da Colômbia, como Bogotá, Medellín e Cartagena. No Brasil, a marca apresentou um modelo que funciona com GNV ou biometano  a diversas cidades. Em São Paulo, há um modelo em testes na Viação Gato Preto, da Zona Oeste. Os resultados devem ser divulgados entre março e abril e, de acordo com o diretor nacional de vendas de ônibus da Scania do Brasil, Silvio Munhoz, em entrevista ao Diário do Transporte, outra empresa da capital paulista se interessou em testar o modelo e uma companhia da região de Campinas não descarta a possibilidade de compra.
Confira:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário