Fenabrave acredita que 2018 fechará em alta, mas não o suficiente para se igualar ao período anterior à crise
ADAMO BAZANI
O ano de 2018 começa com 1.115 ônibus vendidos no mercado brasileiro. O volume é 57,71% maior que janeiro de 2017, quando foram emplacados 707 veículos de transporte coletivo, mas representa queda de 30,44% na comparação com dezembro de 2017, mês cujos emplacamentos de ônibus somaram 1.603 unidades.
A diferença entre janeiro de 2018 e janeiro de 2017 se explica pela recuperação econômica brasileira, que ainda se dá de forma gradativa, e tem sido sentida pelo setor de veículos pesados, um dos mais prejudicados com a série de retrações.
Já a queda entre dezembro e janeiro pode ser interpretada pelo fato de historicamente, devido ao período de férias, o primeiro mês do ano ser um dos que registram ritmo menor.
Outro fator a ser analisado é que as quedas mais fortes começaram em 2013 e os volumes anteriores de vendas a este ano não foram atingidos ainda. O crescimento acontece, mas sobre uma base muito reduzida.
O Diário do Transporte teve acesso aos resultados do mês de janeiro de 2012, por exemplo. Enquanto em janeiro de 2018, foram emplacados 1.115 ônibus, em janeiro de 2012, a quantidade foi mais que o dobro: 2.599 ônibus.
MARCAS:
O ranking das marcas de ônibus no mês de janeiro ficou da seguinte maneira:
1º) Mercedes-Benz: 743 ônibus – 66,64% de participação do mercado.
2º) Marcopolo (minionibus Volare): 153 ônibus – 13,72% de participação do mercado.
3º) MAN/Volkswagen: 136 ônibus – 12,20% de participação do mercado.
4º) Scania: 32 ônibus – 2,87% de participação do mercado.
5º) Iveco: 22 ônibus – 1,97% de participação do mercado.
6º) Agrale: 19 ônibus – 1,70% de participação do mercado.
7º) Volvo: 7 ônibus – 0,63% de participação do mercado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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