sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Eduardo Paes suspende decisão sobre aumento da tarifa de ônibus no Rio de Janeiro

Fonte: Diário do Transporte

rio-onibus-aumento
Motivo foi polêmica com o prefeito eleito Marcelo Crivella e equipe
ADAMO BAZANI
O prefeito Eduardo Paes decidiu agora há pouco cancelar o reajuste nas tarifas dos ônibus municipais do Rio de Janeiro a partir da próxima semana.
A medida foi tomada após manifestação do futuro secretário Municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, que será vice-prefeito, e do prefeito-eleito Marcelo Crivella, que já haviam se posicionado contra o reajuste.
Caso houvesse o aumento, a tarifa subiria para R$ 3,95.
As empresas de ônibus alegam problemas financeiros por causa de uma eventual defasagem, inclusive com a possibilidade de fechamento de mais viações em 2017. Entre 2015 e 2016, seis companhias de ônibus faliram.
A Secretaria Municipal de Transportes divulgou uma nota oficial comunicando a suspensão do reajuste
“Tendo em vista as manifestações do vice-prefeito eleito e futuro secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell contra o reajuste anual das tarifas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, uma obrigação estabelecida no contrato de concessão, a Secretaria municipal de Transportes decidiu não publicar a resolução de mudança do valor. De acordo com a fórmula parimétrica, a tarifa do Bilhete Único Carioca passaria a ser de R$ 3,95, com um reajuste de 3,59%, valor bem abaixo da inflação de 6,58% acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA-E. Apesar de defender o cumprimento do contrato, o prefeito Eduardo Paes entende que no momento é necessário respeitar a decisão do prefeito eleito Marcelo Crivella e sua equipe”.
 Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário