2016 será o terceiro ano consecutivo de queda no segmento de veículos de transportes coletivos
ADAMO BAZANI
O número de ônibus número de ônibus vendidos pelas fabricantes em território nacional acumula queda de 32,32% entre janeiro e novembro na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores em balanço divulgado nesta semana.
Segundo os dados, foram comercializados 12.714 ônibus entre micros, urbanos e rodoviários neste período de 2016, ante 18.786 em 2015.
A crise econômica brasileira, as dificuldades de liberação de crédito e a situação das contas públicas, que interfere no andamento das obras de mobilidade e renovação da frota, estão entre as principais explicações para o quadro.
É o terceiro ano consecutivo de queda nas vendas de ônibus. Após 2012 com alta devido a antecipação de renovações por parte dos empresários que quiseram escapar da transição da norma Euro 3 para Euro 5 de restrição a emissões, que deixou mais caros os veículos, as baixas começaram a se intensificar.
Em relação a marcas e modelos, a Mercedes-Benz conseguiu quase 60% do mercado neste ano até agora, seguida da Volkswagen com 13,43% e da Marcopolo com 10,03%, lembrando que quando a Fenabrave leva em consideração a Marcopolo, não cita as carrocerias fixadas sobre os chassis, mas sim as vendas dos minionibus Volare, que são comercializados de maneira integral.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário