Linha deve renovar 15% dos veículos utilizados no transporte público
ADAMO BAZANI
O presidente Michel Temer anuncia a criação de uma linha de crédito de R$ 3 bilhões para renovação da frota de ônibus urbanos e metropolitanos em todo o País. A informação foi repassada ao Diário do Transporte por representantes de montadoras
De acordo com a proposta inicial, a linha deve utilizar recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Trata-se do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano – Refrota. O financiamento começa já em 2017 e será uma linha do Programa Pró-Transporte.
Com os valores, será possível renovar até 15% dos ônibus hoje utilizados para o transporte público. O pacote não incluiria no primeiro momento ônibus rodoviários. Devem ser trocados 10 mil ônibus.
Além de auxiliar as empresas de ônibus, um dos objetivos também é permitir com que montadoras e encarroçadoras de ônibus consigam números maiores de vendas e produção.
Em três anos a queda no setor soma quase 70%. Somente de janeiro a novembro deste ano, os licenciamentos de ônibus caíram 32,3%, de acordo com a Anfavea – Relembre: – https://diariodotransporte.com.br/2016/11/08/producao-de-onibus-acumula-queda-de-19-diz-anfavea/
O crédito deve ser liberado pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e operado por instituições privadas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário