sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Novidades em ônibus: MAN anuncia investimentos de R$ 1,5 bilhão no Brasil até 2021

Fonte: Diário do Transporte

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De acordo com a empresa, dinheiro será aplicado em quatro anos para informatização, modernização de linhas e produção de novo modelos de ônibus e caminhões
ADAMO BAZANI
A MAN Latin America, dona da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, anunciou nesta quinta-feira, 1º de dezembro de 2016, um novo ciclo de investimentos entre os anos de 2017 e 2021, no valor de R$ 1,5 bilhão.
Os recursos irão para a linha de caminhões e ônibus Volkswagen desenvolvida no Brasil e distribuída a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.
Segundo a empresa, entre os planos com o dinheiro estão criar novos modelos de veículos pesados a países emergentes e oferecer aos clientes da marca inovações de digitalização e conectividade.
Apesar de os investimentos serem feitos no desenvolvimento da linha brasileira, o mercado externo, principalmente Latino Americano, está entre os focos. A MAN quer ampliar participação na região, onde sofre concorrência de outras gigantes do setor.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, pelo CEO da holding Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, e pelo presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, em Brasília, com a presença do presidente Michel Temer, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e do ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Marcos Pereira.
O Diário do Transporte esteve no jantar da MAN, em São Paulo, oferecido à imprensa para anunciar os investimentos.
“Neste pacote, teremos muitas novidades em relação aos segmentos de ônibus. A MAN vai atuar no Brasil com produtos de faixas onde nunca atuou. Serão desenvolvidos novos ônibus de novas categorias onde não atuávamos ainda” –disse ao Diário do Transporte, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche. Na segunda-feira, você confere aqui no site quais podem ser as novidades numa entrevista em vídeo.
Segundo a MAN, os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação. A empresa diz que “confia na recuperação dos mercados latino-americanos.”
Em sua terceira visita ao Brasil como CEO da Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, disse em nota que os países chamados emergentes são estratégicos para o grupo.
“Mais uma vez, acreditamos na força da economia brasileira e na importância dos mercados emergentes em nossa estratégia de nos tornarmos líderes globais em caminhões e ônibus. Por isso ontem estive na fábrica de Resende conversando com nossos colaboradores, e hoje me juntei a Roberto Cortes numa visita a autoridades brasileiras na capital do país”
A marca Volkswagen Caminhões e Ônibus completa no Brasil 35 anos. Somente na planta de Resende, no Rio de Janeiro, são 20 anos. De acordo com Roberto Cortes, os investimentos só serão possíveis por causa de medidas de contenção de custos adotados neste período de crise.
“Nosso quinto anúncio consecutivo de investimentos coincide com duas importantes comemorações: os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e os 20 anos da fábrica de Resende, onde mantemos o inovador processo produtivo do Consórcio Modular com sete empresas parceiras. Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”
CICLOS DE INVESTIMENTOS:
Desde 1994, foram quatro ciclo de investimentos realizados pela Volkswagen, sendo que o quinto terá início em janeiro de 2017. Em quase todos eles, os lançamentos de novos produtos
Ciclos de investimento da MAN Latin America
1994-1999: construção da fábrica de Resende, lançamento de novos produtos
2000-2005: desenvolvimento dos caminhões Delivery e Constellation
2006-2011: lançamento dos caminhões MAN e tecnologia de emissões Euro 5
2012-2016: desenvolvimento de novos produtos, investimentos em manufatura
2017-2021: novos produtos e serviços, expansão internacional da marca VWCO
A empresa em números
35 anos de operações mundiais
20 anos da planta de Resende
13 anos consecutivos de liderança no mercado brasileiro de caminhões
12 anos de operações no México
11 anos de operações e sinergias na África do Sul
Resende em números
1 milhão de metros quadrados de área total
148 mil metros quadrados de área construída
100 mil metros quadrados no parque de fornecedores
50 mil metros quadrados no centro logístico
HISTÓRIA – ALGUNS MARCOS NOS 35 ANOS:

Ônibus da Volkswagen nos anos de 1990









De acordo com a MAN, em 35 anos foram produzidos mais de 870 mil caminhões e ônibus nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Resende (RJ). A linha de produção de motores MAN D08 instalada na MWM em São Paulo se aproxima das 100 mil unidades.
Os primeiros modelos de caminhões foram o VW 11.130 e VW 13.130. O chassi 8.130 para micro-ônibus está entre os pioneiros para transporte coletivo.
A linha de produtos mais longeva e com maior volume é a dos caminhões Worker, com quase 430 mil unidades desde suas primeiras versões. Os produtos Constellation, lançados em 2006, já ultrapassam 200 mil veículos. A família de ônibus Volksbus acumula 137 mil chassis, e os caminhões leves Delivery se aproximam das 100 mil unidades.
Outro destaque salientado pela marca é o conceito modular na linha de montagem, pelo qual os fornecedores também atuam na planta de ônibus e caminhões.
A fábrica de Resende está celebrando duas décadas de sucesso, com mais de 730 mil veículos ali produzidos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de Consórcio Modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados.
“O grande desafio inicial foi fazer com que os parceiros acreditassem numa ideia revolucionária, que requeria uma participação ativa, investimentos e dedicação para a construção de um novo modelo de negócio e produção. Desde o início da nossa história, desenvolvemos produtos sob medida para atender a novos segmentos e nichos de mercado. Acompanhamos continuamente as necessidades dos nossos clientes, e o Consórcio Modular traz maior flexibilidade e eficiência a esse atendimento”, comenta Roberto Cortes.
Um novo caminhão ou chassi de ônibus pode sair pronto da linha de montagem a cada três minutos, após percorrer o percurso de produção. Esse ritmo é ditado pela demanda de mercado, ordem de pedidos dos clientes e escalonamento de veículos de alta e média complexidade feitos em uma mesma linha.
A empresa parceira Maxion entrega o chassi já numerado e com todos os seus subconjuntos prontos. A Meritor é responsável pela montagem do conjunto de suspensões e eixos, seguida pela Remon, que cuida das rodas e pneus. A Powertrain, joint-venture formada pela Cummins e pela MWM International, fornece motores, e monta conjuntos de transmissão e embreagem.
A Aethra fornece os estampados e monta as cabines, fazendo todo o processo de solda e acabamento em chapa. A Carese realiza os trabalhos de preparação de superfície e pintura. E finalmente a Continental instala seus componentes eletrônicos, revestimento interno e externo da cabine.
Além da fábrica de Resende, desde 2004 a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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