quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Refrota 17 autoriza o financiamento dos primeiros 100 ônibus urbanos

Fonte: Diário do Transporte


Linha financia qualquer modelo, desde que seja urbanoLinha financia qualquer modelo, desde que seja urbano
Anúncio foi feito pelo Ministério das Cidades. Confira padrão de carta-proposta para solicitação de financiamento
ADAMO BAZANI
A Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana – Semob, do Ministério das Cidades, autorizou nesta terça-feira, 17 de janeiro de 2017, o financiamento dos primeiros 100 ônibus pelo Refrota 2017, que é o programa que com recursos do FGTS financia a troca de ônibus urbanos no país. Estão disponíveis R$ 3 bilhões, dinheiro suficiente para renovar em torno de 10% dos veículos dos sistemas brasileiros. Os ônibus são para diferentes regiões.
O anúncio foi feito durante reunião entre o ministro Bruno Araújo e representantes do setor de transportes urbanos.
O Refrota faz parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana – Pró-Transporte, que financia com recursos do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, estados, municípios e o Distrito Federal, além das próprias concessionárias de transportes públicos.
De acordo com a NTU – Associação Nacional de Transportes Urbanos, que reúne cerca de 500 empresas em todo país, hoje a frota de ônibus urbanos no Brasil gira em torno de 107 mil veículos operados por aproximadamente 1800 empresas, que geram 537 mil empregos diretos.
Diariamente, os ônibus urbanos no Brasil transportam em torno de 30 milhões de passageiros.
Em nota, o Ministério das Cidades informou que para dar efetividade ao Refrota, a pasta intensificou a interlocução com a Caixa Econômica, assegurando que os recursos do FGTS estejam acessíveis e eficientes nas mãos da indústria.
“Vocês construíram um produto que tem condições de decolar. Vamos estreitar nossa relação com o setor dos transportes urbanos, conhecer melhor esse arranjo e garantir um consumo qualificado”, comentou o vice-presidente da Caixa, Roberto Derziê, na nota.
No mesmo informativo, o presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos, Otavio Cunha, disse que a produção de ônibus é uma importante geradora de empregos.
“Cada ônibus novo gera 5 empregos diretos. O Refrota nos traz grandes expectativas. Será uma melhora significativa para a mobilidade.”, ressaltou.
Uma próxima reunião para avaliação coletiva e monitoramento do Refrota está marcada para o dia 16 de março.
No início desta semana, o Diário do Transporte trouxe a instrução normativa com as principais regras do Refrota. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/01/17/ministerio-das-cidades-divulga-regras-de-adesao-ao-refrorta-2017/
O modelo de carta-consulta para solicitação do financiamento pode ser baixado aqui:
Pode ser financiado qualquer modelo de ônibus urbano zero quilômetro, como micros, mídis, convencionais, padron, trucado, articulado e biarticulado.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário