sexta-feira, 25 de setembro de 2015

BNDES diz que são necessários R$ 234,7 bilhões para transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

brt move
BRT Move de Belo Horizonte é apontado como uma intervenção eficiente de mobilidade, apesar de ainda não atender plenamente os investimentos. Recursos necessários para melhorar deslocamentos nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras somam de R$ 234,78 bilhões. Foto: Flávio Tavares/Hoje em Dia
Somente a região metropolitana de São Paulo precisa de R$ 83,4 bilhões
ADAMO BAZANI
O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, em nova estimativa, calcula que serão necessários pelos próximos anos investimentos de R$ 234,7 bilhões em investimentos em transportes públicos nas 15 principais regiões metropolitanas brasileiras para que a mobilidade urbana comece a se aproximar do ideal.
O valor contempla intervenções de maior custo, como metrô, de médio custo, como corredores de ônibus de sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) e até ações mais simples, como readequações de linhas de ônibus e faixas para o transporte coletivo.
Segundo o departamento de mobilidade urbana do banco, o valor parece alto, mas diante dos benefícios sociais, econômicos, ambientais e da ampliação da qualidade de vida da população é vantajoso por poupar gastos maiores gerados pela imobilidade, como custos em manutenção de vias, em saúde pública com a poluição e acidentes de trânsito e pelo que trabalhadores e empresas deixam de gerar por causa da queda de produtividade e perda de tempo devido aos congestionamentos.
O órgão destaca os investimentos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo que não suficientes, mas que já mostraram algumas ações. Sobre a crise econômica que reduz os recursos públicos para investimentos até pelas dificuldades registradas na aplicação de um índice menor de correção das dívidas de estados e municípios com a União, segundo o departamento, o momento é de ao menos planejar para que as ações sejam mais rápidas para quando a economia começar a melhorar. O mercado prevê uma reação mais significativa para 2017.
Necessidades de investimentos previstas pelo BNDES para cada região. Os valores têm como base a quantidade de população, o que ainda precisa ser feito e o tamanho das malhas de metrô e corredores de ônibus que se aproximariam do ideal:
– São Paulo: R$ 83,49 bilhões
– Rio de Janeiro: R$ 42,58 bilhões
– Belo Horizonte: R$ 24,81 bilhões
– Porto Alegre: R$ 14,52 bilhões
– Fortaleza: R$ 14,3 bilhões
– Distrito Federal: R$ 10,96 bilhões
– Recife: R$ 8,52 bilhões
Salvador: R$ 8,29 bilhões
Belém: R$ 7,60 bilhões
Manaus: R$ 7,31 bilhões
Vitória e região metropolitana: R$ 3,93 bilhões
Campinas: R$ 3,15 bilhões
Baixada Santista: R$ 2,63 bilhões
Curitiba: R$ 1,91 bilhão
Goiânia: R$ 782 milhões.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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