Um dos trajetos deve ser na ponte Rio-Niterói. Governo defende conexão com o metrô
ADAMO BAZANI
A região metropolitana do Rio de Janeiro pode ter mais nove sistemas de BRT, corredores de ônibus de maior velocidade, nos próximos anos.
As propostas apresentadas por empresários de transportes vão ser estudadas pelo governo do Rio de Janeiro e pelas prefeituras das cidades que receberiam os corredores.
Dos nove BRTs, quatro seriam nas regiões de Niterói e São Gonçalo, com ligações, por exemplo, entre a BR 101 e terminal Manilha, terminal Araribóia e terminal Alcântara, Tiboró e Maricá. Além destes espaços, foi apresentado um BRT cujo percurso compreende a ponte Rio – Niterói.
Para a Baixada Fluminense, foram apresentadas quatro propostas que incluem ligações até Petrópolis, entre Belford Roxo e Duque de Caxias, pela Via Light e rodovia Presidente Dutra.
O secretário estadual de transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, disse ao RJTV, da Rede Globo, que as propostas estão sendo estudadas e que são interessantes, mas para a região leste metropolitana, o mais provável é a criação de conexões entre a linha 3 do Metrô e sistemas de corredores de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
metrô em São Gonçalo não resolve e nem o BRT que vai impor uma baldeação a mais aos passageiros. Tem de se pensar em linhas diretas e não baldeações. Se o BRT fosse pensado desta forma como apoio das linhas convencionais ok. O modelo imposto por Eduardo Paes via Carlos Roberto Osório é predatório e nocivo aos passageiros
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