Veículo circulará por dois meses em linhas municipais
ADAMO BAZANI
A partir desta segunda-feira, 6 de março de 2017, passa a circular em testes na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo, um ônibus 100% elétrico a baterias da fabricante chinesa BYD.
O modelo K9 tem autonomia para circular com as baterias carregadas por 250 Km por dia, aproximadamente. A capacidade é para 73 pessoas, sendo 23 sentadas e 50 em pé.
De acordo com nota da prefeitura, em operações em outras cidades brasileiras, o veículo, que possui baterias de fosfato de Ferro, pode ter custos operacionais 50% menores se comparado a um veículo de mesmo porte movido a óleo diesel.
Mas na nota, a prefeitura diz que caso a tecnologia seja adotada, ainda não será possível falar em redução de tarifa.
“Embora a adoção da nova tecnologia não represente de imediato redução no preço da tarifa para o consumidor final, são apontados como pontos positivos o fato de o veículo elétrico ser mais silencioso e incluir pessoas com dificuldade de locomoção, uma vez que tem piso baixo, ao nível da calçada.”
A administração ainda diz que se os testes tiverem resultados positivos, toda a frota municipal pode ser não poluente.
“O estudo para implantação do ônibus elétrico é uma das metas da nova gestão. Caso aprovada a nova tecnologia, a ideia é que 100% da frota municipal seja de ônibus elétricos.”
Na mesma nota, o dono da Viação Lira, Belarmino Júnior, diz que já conhecia a tecnologia na frota de Campinas. “É uma tecnologia nova e limpa. Hoje em dia, ficamos muito preocupados com a questão do Meio Ambiente. Precisamos aproveitar melhor os novos combustíveis. Precisamos ver a viabilidade”, avalia o empresário.
Campinas, nas proximidades, possui 11 ônibus do mesmo modelo em operação. Já na Capital Paulista, a empresa testa modelos convencionais, de três eixos e articulados.
A BYD já testou outras unidades em diversas cidades do país. A fábrica opera desde 2015, em Campinas.
Em Hortolândia, o veículo vai ser testado por 60 dias em diversas linhas. A primeira será a 3.32-Jd. Amanda-Terminal Metropolitano.
Os sistema de Hortolândia registra demandas diária de 9 mil pessoas São 18 linhas com 35 ônibus em operação.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Estas jabirocas chinesas ainda estão por aqui ? Já existem centenas de reclamações em países latinoamericanos que compraram ônibus de marcas chinesas por NÃO se adequarem ao porte físico dos latinos. Como sabemos o povo chinês é de outro tipo de porte físico e os ônibus que as importadoras trouxeram da China vieram com esse "pequeno detalhe" de menor espaçamento entre um assento e outro (isso quando o assento não é menor dos que os existentes no modelo latinoamericano)
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