Números mostram que crise ainda está longe de ser superada
ADAMO BAZANI
A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou nesta quarta-feira, 1º de março de 2017, o balanço dos dois primeiros meses de vendas de automóveis.
De acordo com os números da entidade, o setor de veículos pesados, ônibus e caminhões, registrou nos dois primeiros meses deste ano queda de 33,05% nas vendas em comparação aos dois primeiros meses de 2016, ano em que já a crise econômica estava instalada.
No caso dos caminhões, a queda foi de 32,04%. Nos dois primeiros meses de 2016, foram vendidas 8168 unidades ante 5551 neste ano.
O segmento de ônibus teve queda maior, de 36,88%, com 1354 veículos de transporte coletivo vendidos ante os 2145 do primeiro bimestre de 2016.
Os números são negativos também se comparada a variação entre janeiro e fevereiro deste ano e na comparação entre fevereiro de 2017 com fevereiro de 2016.
Os resultados mostram que apesar de um discurso otimista por parte de alguns representantes do setor, ainda a crise econômica não foi afastada do segmento automotivo, em especial dos veículos comerciais, que muito mais que indicarem a disposição das famílias em gastarem, são termômetros do nível de investimento dos demais setores da economia.
Em relação às marcas, de acordo com a Fenabrave, a Mercedes-Benz lidera nos segmentos de ônibus e caminhões, em seguida vem a Volkswagen.
No caso dos ônibus, a terceira colocada é Marcopolo porque a Fenabrave leva em consideração as vendas dos miniônibus Volare, pertencentes à marca e que são comercializados integralmente. No segmento de caminhões, a Ford aparece em terceiro lugar.
Acompanhe:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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