sábado, 11 de novembro de 2017

Especial Busscar Urbanus

ESPECIAL BUSSCAR URBANUS



Busscar Urbanus foi uma carroceria de ônibus urbano fabricado pela Busscar lançada no ano de 1987.
Enquanto os ônibus urbanos da concorrência já ganhavam espaço no mercado nacional, a Nielson (nome da Busscar na época) fabricava apenas o modelo rodoviário Diplomata, este já trazendo bons resultados de vendas para a empresa.
Foi assim que, em 1987, surgiu a primeira carroceria urbana fabricada pela Nielson. O nome já dizia tudo - Urbanus.

Em 1989, com a mudança da empresa para o nome atual, Busscar, a carroceria sofre algumas alterações, como nos para-choques, que passaram a conter grades, e nos faróis, lanternas e no pisca, além de mudança no modo de abertura das portas. Mesmo assim, as alterações foram pequenas, e mesmo com a nova Busscar, peças da Nielson ainda estavam presentes no ônibus.

Em 1994 o Urbanus passou por sua segunda reestilização, diferenciada da última por seus novos cantos arredondados e as novas grades frontais. Foi nesta época que o Urbanus ganhou sucesso nos consórcios de ônibus do Brasil.



No ano da morte de Harold Nielson, em 1998, o modelo foi substituído pelo Urbanuss (com dois S no final). Em 2010 foi lançado[1] o substituto do Urbanuss 1998, o Busscar Urbanuss 2010. Sua produção foi descontinuada após a falência da Busscar, em 27 de setembro de 2012.









Chassis[editar | editar código-fonte]

O Busscar Urbanuss foi montado em chassis de diversos fornecedores:
  • Mercedes-Benz: OH-1313, OH-1621L, OH-1628L, O-371UL, O-371UP, OF-1318, OF-1620, OF-1721, OF-1417, OF-1418 OF-1722M;
  • Scania: L-113CL, F-113HL, F94HB, L94UB;
  • Volvo: B58, B10M, B7R;
  • Volkswagen: 16.180 CO, 16.210 CO, 15.190 EOD, 15.180 EOD 17.210 OD, 17.210 EOD, 17.230 EOD;
  • Ford: B-1618.

Nenhum comentário:

Postar um comentário