sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Venda de 215 ônibus rodoviários de 15 metros destaca Scania no segmento

Scania foi a primeira empresa a comercializar o modelo 8×2 rodoviário de 15 metros; resultado deu a a vice-liderança no segmento em novembro
ALEXANDRE PELEGI
A Anfavea divulgou nesta quarta-feira (6) balanço referente às vendas do segmento ônibus no mês de novembro.
A comercialização de 215 unidades do modelo K 440 8×2, de novembro de 2016 a novembro de 2017, garantiu à Scania a vice-liderança da categoria dos rodoviários.
A fabricante cresceu 85,1% em relação a 2016 (411 unidades ante 222), enquanto o mercado subiu 23,1%. A participação subiu de 15,9% para 24% (maior aumento dentre os concorrentes).
No novo segmento de ônibus rodoviários, a Scania vem se sobressaindo com o K 440 8×2, que permite utilizar nos modelos de chassis quatro eixos, carrocerias de dois andares (Double Decker) e 15 metros de comprimento.
Das 215 unidades vendidas de novembro de 2016 a novembro de 2017, 93 veículos foram para o Grupo JCA; a Auto Viação Progresso, de Pernambuco, adquiriu 15 veículos; e o restante foi comprado por clientes pequenos e médios, pulverizados por todo o país.
A solução 8×2 de 15 metros vem puxando uma tendência por dois fatores: a logística de transporte e a nova regulamentação das linhas interestaduais. Tais fatores estão levando os empresários rodoviários a escolher modelos mais rentáveis. Isso significa uma migração dos ônibus com tração 6×2 para a tração 4×2 (de 14m e 50 lugares), e da 6×2 para o próprio 8×2.
NOVO SEGMENTO
Um importante fator que impulsionou a criação desse novo segmento no mercado rodoviário, foi a vigência da Lei 13.281/2016, que produziu alterações em pontos importantes do Código de Trânsito Brasileiro.
Uma das mudanças da Lei foi quanto a permissão para a fabricação de ônibus rodoviários de até 15 metros, com tração 8×2. Anteriormente, o tamanho máximo permitido do veículo rodoviário era de 14 metros.
Esta mudança se originou de um pedido das operadoras de transporte rodoviário de passageiros para viabilizar o cumprimento das novas exigências para o serviço. Dentre as novas exigências estão a obrigatoriedade da instalação de plataforma elevatória para cadeiras de rodas (postergada para julho de 2018) e do aumento de lugares para gratuidades (de 3 para 7).
Desta forma o novo modelo 8×2 de 15 metros veio garantir mais lugares por veículo. Este “um metro a mais” recupera o espaço reservado para a plataforma elevatória e permite ainda a adição de um andar superior, graças aos quatro eixos da versão 8×2, que pode comportar uma carroceria Double Decker (DD).
Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil, define melhor o modelo:
“Este produto criou um novo nicho de mercado no qual o cliente precisa de um ônibus mais confortável e seguro para seu passageiro, e que seja rentável e econômico, para manter a competitividade e a saúde financeira da operação. Seja atuando em médias e longas distâncias em linhas rodoviárias ou para o turismo”.
Munhoz acredita que em razão disso, “o Scania K 440 8×2 DD se tornou referência para os clientes. Ele oferece a maior capacidade técnica para levar mais carga, e combina potência e torque com o menor custo por quilômetro rodado.”
Munhoz conta que alguns clientes estão usando a dimensão maior no primeiro andar para tornar o ambiente ainda mais atrativo. Como exemplos dessas alterações ele cita poltronas mais confortáveis, mesas e aparelhos multimídia.
“Em qualquer situação de aproveitamento do maior espaço do 15 metros, o investimento tem gerado um retorno positivo do passageiro após a viagem. O que torna a solução 8×2 rodoviária de 15m ainda mais eficiente, e expande seu potencial”, conclui o diretor.
GRUPO JCA FEZ A MAIOR COMPRA DE RODOVIÁRIOS 15 METROS DA SCANIA
O Grupo JCA foi quem adquiriu o maior lote de ônibus de 15 metros rodoviários: 93 unidades do K 440 8×2 DD. Integrantes do grupo, a Viação Cometa ficou com 31 unidades do total adquirido; a Auto Viação 1001, com 22 modelos; e a Auto Viação Catarinense arrematou os restantes 40 ônibus.
O diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil ressaltou o orgulho da empresa pela escolha do Grupo JCA, que escolheu os chassis Scania para atuar no novo segmento, de ônibus rodoviários de 15 metros.
“Ter a confiança de uma empresa deste porte comprova que a nossa solução oferece uma operação mais rentável.  Em um momento de grandes transformações no transporte rodoviário, com novas regulamentações, a opção pela Scania nos motiva a buscar cada vez mais economia de combustível, disponibilidade e menor custo por km rodado”, conclui Munhoz.
Mas o Grupo JCA, além dos 93 ônibus K 440 8X2, adquiriu 92 unidades do Scania K 360 4×2, de 50 lugares.
Esta configuração, que surgiu em 2015, permite  mais passageiros. Todas as unidades seguiram para a Auto Viação 1001. No total, portanto, foram 185 chassis faturados para o Grupo JCA em dois segmentos.
PRIMEIRO COMPRADOR DO MERCADO BRASILEIRO DO ÔNIBUS DE 15 METROS
O primeiro ônibus rodoviário de 15 metros do mercado brasileiro foi adquirido em novembro de 2016 por Jean Carlos Santos dos Reis, da Gian Carlo Tur (RS): foi o chassi Scania K 440 8×2 com carroceria Paradiso 1800 DD, da Marcopolo. A Gian Carlo Tur, de quatro anos, atua no fretamento e no turismo eventual, de compras ou de luxo.
O modelo foi configurado com 52 lugares, com 40 poltronas no andar de cima e 12 no primeiro andar, todos leitos master. No primeiro andar há mesas de jogos e mais espaço.
Jean Carlos reconhece o acerto no negócio. “Estou muito satisfeito com os resultados operacionais. Há um potencial de crescimento mínimo de 20% do faturamento anual. Escolhemos o ônibus mais moderno e seguro. É o veículo que as agências de turismo procuram, e os passageiros estão sentindo a diferença. Com ele, consigo atender dois perfis de demanda: conforto ou quantidade”.
O veículo roda o Brasil e países da América do Sul.
SOLUÇÃO 8X2 RODOVIÁRIA DE 15 METROS
O chassi Scania K 440 8×2 é reconhecido no mercado pela economia de combustível e robustez, e ocupa o topo de linha da marca no Brasil. Com motor 13 litros, veículo conta com 440 cv de potência e torque de 2.300 Nm.
Detalhes dos modelos Double Decker:
– equipados com câmbio Opticruise de quarta geração (conforto, durabilidade e economia de combustível);
– maior estabilidade do conjunto (controle eletrônico de estabilidade ESP);
– suspensões dianteira e traseira pneumáticas;
– sistema antitombamento, para ainda mais segurança;
– painel colorido com display de 6.5″;
– driver Support: “instrutor” em tempo real avaliando a performance do condutor;
– posição das bolsas de ar da suspensão no módulo dianteiro (mais conforto e sem ruídos);
– freios EBS, ABS, válvula de segurança de freio de estacionamento e o sistema hidráulico Scania Retarder, com auxílio extra na hora da frenagem;
– outras vantagens são propiciar mais espaço no salão do piso inferior (mais comodidade para os passageiros), sistema de gestão mais inteligente dos dados do veículo (Serviços Conectados).
No pacote de opcionais o modelo DD conta com o ADAS, que garante uma frenagem inteligente: quando o ônibus chegar na distância limite programada de um veículo à frente, ele avisa o motorista, e também o alerta caso o veículo saia das faixas laterais da rodovia, para evitar acidentes e invasão de pistas.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

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