segunda-feira, 16 de maio de 2016

Mercedes-Benz anuncia venda 1.600 ônibus para o Caminho da Escola

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

onibus
Modelo de 15 toneladas tem versões para áreas rurais.
Veículos são do chassi OF1519 R , utilizados em áreas de difícil acesso
ADAMO BAZANI
A Mercedes-Benz informou nesta segunda-feira, 16 de maio de 2016, que venceu pelo quarto ano consecutivo parte da licitação do governo federal para o fornecimento de ônibus ao Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE.
De acordo com o diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, o modelo dos chassis é destinado para tráfego em áreas difíceis.
“Até março de 2017, estamos habilitados a fornecer até 1.600 unidades do OF 1519 R da categoria ORE 3, para 55 alunos (versão com elevador) ou 60 alunos (sem elevador) … As prefeituras já podem procurar nossos concessionários a fim de verificar os procedimentos para aquisição destes veículos por meio de recursos do programa Caminho da Escola. Além disso, contam com a alternativa de financiamento do BNDES ou podem utilizar recursos próprios para adquirir esta versão do OF 1519 R … Somente para o Caminho da Escola, são 3.500 ônibus da nossa marca em circulação no transporte escolar urbano e rural”.
Em nota à imprensa especializada, como o Blog Ponto de Ônibus, da Mercedes-Benz traz algumas das características do chassi OF 1519 R:
O chassi OF 1519 R foi totalmente criado pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil. Lançado em 2012, desde o projeto, foi concebido para aplicação como Ônibus Rural Escolar (ORE), de acordo com as especificações do edital do FNDE. Ele foi amplamente testado em vias fora de estrada, visando garantir robustez e resistência nas severas condições das vias não pavimentadas, com a qualidade e a confiabilidade típicas dos produtos da marca.
Entre vários requisitos, o FNDE exige um motor que atenda à legislação de emissões e características específicas para uso em vias não pavimentadas, como balanço dianteiro curto (para facilitar a circulação em solo acidentado), altura elevada (visando maior proteção inferior do chassi e da carroçaria), eixo traseiro reforçado e bloqueio de diferencial no eixo traseiro (para melhorar a tração em áreas irregulares, como terrenos alagados, por exemplo).
Todas as solicitações do FNDE são plenamente atendidas pelo OF 1519 R da Mercedes-Benz, que conta com a avançada tecnologia BlueTec 5 e com motores mais econômicos e ecológicos.
Este chassi de ônibus da marca vem equipado com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira, o que assegura mais estabilidade ao veículo e, consequentemente, mais segurança e conforto para os alunos. O eixo traseiro HL-4 reforçado garante a robustez e resistência para enfrentar o trabalho pesado da zona rural. As lonas de freio mais largas propiciam maior eficiência de frenagem. Já o freio-motor auxiliar Top Brake amplia a potência de frenagem e propicia menor consumo de combustível e menor desgaste dos componentes do sistema de freios e dos pneus.
O OF 1519 R é oferecido ao mercado em duas versões: entreeixos de 4,8 metros para ônibus convencional de 9,4 metros de comprimento com 48 assentos; e entreeixos de 6 metros para ônibus convencional de 11 metros com 60 assentos.
IVECO:
A Iveco Bus também anunciou ao Blog Ponto de Ônibus, mas no dia 02 de maio, o fornecimento de outras 1600 unidades do ônibus recém-lançado GranClass 150S21, de carroceria Mascarello, para o Caminho da Escola.
De acordo com o diretor de negócios de ônibus da Iveco, Humberto Spinetti, a venda vai ajudar a marca a se posicionar neste segmento de ônibus de 15 toneladas. A Iveco realizou testes com a presença de técnicos do programa. Relembre em:https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/05/03/iveco-vence-licitacao-para-fornecer-1600-onibus-de-15-toneladas-para-o-caminho-da-escola/
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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