Modelo é o primeiro fruto de uma parceria entre as duas fabricantes
no mercado de ônibus, diz diretor da Caio, Maurício Lourenço da Cunha
ÁDAMO BAZANI
A Iveco Bus, fabricante de chassi, e a Caio, encarroçadora de ônibus, lançaram na manhã desta terça-feira, 18 de abril de 2017, o modelo de micro-ônibus Soul Class.
As duas empresas dizem se tratar do primeiro micro-ônibus inclusivo do País.
“Não é apenas um ônibus acessível, mas inclusivo porque com soluções como as plataformas elevatórias com as poltronas para pessoas que dependem de cadeiras de rodas, o usuário com algum tipo de limitação tem o mesmo conforto que os demais passageiros” disse Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina.
“Pensamos também na segurança dos passageiros. O fato é que são pouquíssimas cadeiras de rodas ideais para que a pessoa seja transportada num veículo sentada nelas. Se há uma freada brusca ou até uma colisão, mesmo com cinto de segurança preso, a cadeira de rodas não é dimensionada para suportar esta carga de impacto. Poucas são as cadeiras homologadas para isso, mas se o passageiro com deficiência é transportado na poltrona projetada de fábrica é muito mais seguro. Ele tem a mesma segurança que outros passageiros. Nos ônibus urbanos ainda há os anteparos onde a parte traseira da cadeira de rodas é apoiada, mas nos ônibus executivos ou rodoviários isso é impossível. Assim a solução DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel é ideal não somente à acessibilidade, mas também à segurança” – explica Gustavo.
É solução semelhante da van Elevittá, da Iveco.
A poltrona baixa no elevador até o solo, o cadeirante é colocado na poltrona ou pode se acomodar por conta própria. O elevador sobe e este usuário é transportado como as demais pessoas no salão de passageiros. Nem parece que é uma poltrona especial.
A vantagem, segundo as fabricantes, é que além de o passageiro com limitação de movimentos não ser diferenciado dos demais usuários, quando não há nenhuma pessoa que necessite do acionamento do elevador, o espaço desta poltrona não fica ocioso já que o assento pode ser usado nas aplicações comuns.
O Soul Class tem as seguintes versões
– Escolar:
29 a 31 pessoas e motorista.
Comprimento total: 7.350 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.900 mm
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.420 mm
Entre eixos: 3.990 mm
Rodoviário:
– Executivo: 24 passageiros, dois passageiros com deficiência e motorista
– Fretamento (sem ser executivo): 29 passageiros, dois com atendimento especial e motorista
Comprimento total: 8.120 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.850 mm sem mar-condicionado ou 3100 mm com ar
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.830 mm
Entre eixos: 4.350 mm
O preço do veículo não foi divulgado pelas empresas que, entretanto, garantem boa relação custo/benefício
O chassi é o 70C17, de 170 cavalos, e a carroceria é a FF2200i.
Entre as características do veículo estão:
– Luzes de LED, inclusive no conjunto ótico.
– Carroceria sem vincos laterais.
– Janelas colocadas na versão executiva.
– Tampa do bagageiro traseiro “invade” para choque, facilitando manuseio
– Tampa do bagageiro de alumínio
– Painel integrado
– Difusores de ar, porta objetos e porta copos no cockpit.
– Acesso à parte mecânica pela parte externa.
– Poltrona pneumática do motorista.
– Retrovisores elétricos de série nas versões executivas e opcionais para a escolar
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
ÁDAMO BAZANI
A Iveco Bus, fabricante de chassi, e a Caio, encarroçadora de ônibus, lançaram na manhã desta terça-feira, 18 de abril de 2017, o modelo de micro-ônibus Soul Class.
As duas empresas dizem se tratar do primeiro micro-ônibus inclusivo do País.
“Não é apenas um ônibus acessível, mas inclusivo porque com soluções como as plataformas elevatórias com as poltronas para pessoas que dependem de cadeiras de rodas, o usuário com algum tipo de limitação tem o mesmo conforto que os demais passageiros” disse Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina.
“Pensamos também na segurança dos passageiros. O fato é que são pouquíssimas cadeiras de rodas ideais para que a pessoa seja transportada num veículo sentada nelas. Se há uma freada brusca ou até uma colisão, mesmo com cinto de segurança preso, a cadeira de rodas não é dimensionada para suportar esta carga de impacto. Poucas são as cadeiras homologadas para isso, mas se o passageiro com deficiência é transportado na poltrona projetada de fábrica é muito mais seguro. Ele tem a mesma segurança que outros passageiros. Nos ônibus urbanos ainda há os anteparos onde a parte traseira da cadeira de rodas é apoiada, mas nos ônibus executivos ou rodoviários isso é impossível. Assim a solução DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel é ideal não somente à acessibilidade, mas também à segurança” – explica Gustavo.
É solução semelhante da van Elevittá, da Iveco.
A poltrona baixa no elevador até o solo, o cadeirante é colocado na poltrona ou pode se acomodar por conta própria. O elevador sobe e este usuário é transportado como as demais pessoas no salão de passageiros. Nem parece que é uma poltrona especial.
A vantagem, segundo as fabricantes, é que além de o passageiro com limitação de movimentos não ser diferenciado dos demais usuários, quando não há nenhuma pessoa que necessite do acionamento do elevador, o espaço desta poltrona não fica ocioso já que o assento pode ser usado nas aplicações comuns.
O Soul Class tem as seguintes versões
– Escolar:
29 a 31 pessoas e motorista.
Comprimento total: 7.350 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.900 mm
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.420 mm
Entre eixos: 3.990 mm
Rodoviário:
– Executivo: 24 passageiros, dois passageiros com deficiência e motorista
– Fretamento (sem ser executivo): 29 passageiros, dois com atendimento especial e motorista
Comprimento total: 8.120 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.850 mm sem mar-condicionado ou 3100 mm com ar
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.830 mm
Entre eixos: 4.350 mm
O preço do veículo não foi divulgado pelas empresas que, entretanto, garantem boa relação custo/benefício
O chassi é o 70C17, de 170 cavalos, e a carroceria é a FF2200i.
Entre as características do veículo estão:
– Luzes de LED, inclusive no conjunto ótico.
– Carroceria sem vincos laterais.
– Janelas colocadas na versão executiva.
– Tampa do bagageiro traseiro “invade” para choque, facilitando manuseio
– Tampa do bagageiro de alumínio
– Painel integrado
– Difusores de ar, porta objetos e porta copos no cockpit.
– Acesso à parte mecânica pela parte externa.
– Poltrona pneumática do motorista.
– Retrovisores elétricos de série nas versões executivas e opcionais para a escolar
- Farol de Neblina
- A porta sedã de acesso à poltrona elevatória tem uma limitação para não bater na porta pantográfica de acesso dianteiro, no caso do modelo rodoviário.
- Bagageiro transporta de 3 a 4 cadeiras de rodas.
Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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