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quarta-feira, 19 de abril de 2017
Caio e Iveco apresentam primeiro micro-ônibus inclusivo Soul Class
Modelo é o primeiro fruto de uma parceria entre as duas fabricantes
no mercado de ônibus, diz diretor da Caio, Maurício Lourenço da Cunha
ÁDAMO BAZANI
A Iveco Bus, fabricante de chassi, e a Caio, encarroçadora de ônibus,
lançaram na manhã desta terça-feira, 18 de abril de 2017, o modelo de
micro-ônibus Soul Class.
As duas empresas dizem se tratar do primeiro micro-ônibus inclusivo do País. “Não é apenas um ônibus acessível, mas inclusivo porque com
soluções como as plataformas elevatórias com as poltronas para pessoas
que dependem de cadeiras de rodas, o usuário com algum tipo de limitação
tem o mesmo conforto que os demais passageiros” disse Gustavo Serizawa, gerente de marketing da Iveco Bus para a América Latina. “Pensamos também na segurança dos passageiros. O fato é que são
pouquíssimas cadeiras de rodas ideais para que a pessoa seja
transportada num veículo sentada nelas. Se há uma freada brusca ou até
uma colisão, mesmo com cinto de segurança preso, a cadeira de rodas não é
dimensionada para suportar esta carga de impacto. Poucas são as
cadeiras homologadas para isso, mas se o passageiro com deficiência é
transportado na poltrona projetada de fábrica é muito mais seguro. Ele
tem a mesma segurança que outros passageiros. Nos ônibus urbanos ainda
há os anteparos onde a parte traseira da cadeira de rodas é apoiada, mas
nos ônibus executivos ou rodoviários isso é impossível. Assim a solução
DPM – Dispositivo de Poltrona Móvel é ideal não somente à
acessibilidade, mas também à segurança” – explica Gustavo.
É solução semelhante da van Elevittá, da Iveco.
A poltrona baixa no elevador até o solo, o cadeirante é colocado na
poltrona ou pode se acomodar por conta própria. O elevador sobe e este
usuário é transportado como as demais pessoas no salão de passageiros.
Nem parece que é uma poltrona especial. Equipamento leva poltrona para fora e ao soloPassageiro se acomoda na poltrona, sozinho ou com ajuda, dependendo de sua condiçãoProcedimento de subida é iniciadoElevação ocorre de maneira suave, mas procedimento é rápidoPassageiro com limitação de movimento viaja como os demais usuários
A vantagem, segundo as fabricantes, é que além de o passageiro com
limitação de movimentos não ser diferenciado dos demais usuários, quando
não há nenhuma pessoa que necessite do acionamento do elevador, o
espaço desta poltrona não fica ocioso já que o assento pode ser usado
nas aplicações comuns.
O Soul Class tem as seguintes versões – Escolar:
29 a 31 pessoas e motorista.
Comprimento total: 7.350 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.900 mm
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.420 mm
Entre eixos: 3.990 mm Rodoviário:
– Executivo: 24 passageiros, dois passageiros com deficiência e motorista
– Fretamento (sem ser executivo): 29 passageiros, dois com atendimento especial e motorista Como
acesso ao conjunto do motor e outros equipamentos é feito somente pela
parte externa, nível de ruído e calor dentro do veículo são menores
porque o isolamento é total, garantem Caio e IvecoTampa
do bagageiro traseiro “invade área de para choque, permitindo melhor
acesso. Espaço pode levar até quatro cadeiras de rodas
Comprimento total: 8.120 mm
Altura interna: 2.000 mm
Altura externa: 2.850 mm sem mar-condicionado ou 3100 mm com ar
Largura: 2.200 mm
Balanço Dianteiro: 940 mm
Balanço Traseiro: 2.830 mm
Entre eixos: 4.350 mm
O preço do veículo não foi divulgado pelas empresas que, entretanto, garantem boa relação custo/benefício
O chassi é o 70C17, de 170 cavalos, e a carroceria é a FF2200i.
Entre as características do veículo estão:
– Luzes de LED, inclusive no conjunto ótico.
– Carroceria sem vincos laterais.
– Janelas colocadas na versão executiva.
– Tampa do bagageiro traseiro “invade” para choque, facilitando manuseio
– Tampa do bagageiro de alumínio
– Painel integrado
– Difusores de ar, porta objetos e porta copos no cockpit.
– Acesso à parte mecânica pela parte externa.
– Poltrona pneumática do motorista.
– Retrovisores elétricos de série nas versões executivas e opcionais para a escolar
Farol de Neblina
A porta sedã de acesso à poltrona elevatória tem uma limitação para
não bater na porta pantográfica de acesso dianteiro, no caso do modelo
rodoviário.
Bagageiro transporta de 3 a 4 cadeiras de rodas.
“É o primeiro micro-ônibus de características rodoviárias e de
fretamento que atende a norma 269 do Inmetro que entra em vigor em
julho. Todos os ônibus deverão contar com as plataformas elevatórias e
esta parceria entre Caio e Iveco sai na frente” – disse o diretor de negócios da Iveco Bus para a América Latina, Humberto Spinetti. Ádamo Bazani, jornalista especializado em transportes Fonte: Diário do Transporte
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