sábado, 22 de abril de 2017

Joint Venture da Eaton e Cummins vai começar a produzir caixas automatizadas para ônibus e caminhões no Brasil


Inicialmente, nova geração de produtos será importada
ADAMO BAZANI
Cummins e Eaton formaram uma joint venture mundial e passam a produzir uma nova geração de transmissão automatizada para ônibus e caminhões pesados e médios.
Trata-se da Eaton Cummins Tecnologias de Transmissão Automatizada. A Eaton vai receber US$ 600 milhões da Cummins por 50% de participação na joint venture.
Após lançamento produto, em 2018 os componentes deverão ser importados, mas os responsáveis pela parceria afirmam que a intenção é produzi-los no Brasil. O estado escolhido deve ser São Paulo.
Ambas as empresas dizem que acompanham o desaquecimento do mercado de ônibus e caminhões em todo o país por causa da crise econômica e restrições tributárias e de financiamento, mas acreditam em recuperação, pelo menos em parte, do que foi perdido.
A joint venture também aposta no crescimento da frota de ônibus e caminhões com caixas automatizadas que, segundo as empresas, proporcionam economia de combustível e pela troca de marchas mais suaves e no tempo adequado, pode aumentar a durabilidade das peças.
A Cummins Brasil tem unidade em Guarulhos, na Grande São Paulo, e a Eaton, as seguintes operações:
Caxias do Sul – RS
Entre as unidades da Eaton no Brasil, está a fábrica de Caxias do Sul (RS), que iniciou suas atividades em 2005 com a aquisição da Pigozzi SA e da integração da Unidade de Negócios Agrícola (TCA) da Eaton Valinhos. Com 40 mil metros quadrados construídos, a planta produz transmissões e componentes agrícolas para tratores, colheitadeiras e pulverizadores. Seu objetivo é oferecer produtos que contribuam para a evolução da mecanização do campo com tecnologias aptas a potencializar a capacidade produtiva da agricultura brasileira.
Filtração
A Divisão de Filtration combina engenharia, fabricação, suporte técnico de vendas e serviços com o objetivo de prover aos nossos clientes soluções de filtração industrial, com uma linha completa de filtros bags, filtros cartuchos, strainers, filtros hidraulicos e lubrificantes, separadores gás liquidos equipamentos para gerenciamento de fluidos , produtos especiais para alimentos e bebidas e famarceuticos.
Guaratinguetá-SP
A unidade Guaratinguetá fabrica a linha de mangueiras para aplicações hidráulicas, conjuntos montados para aplicações em ar condicionado, direção hidráulica automobilística, e também mangueiras termoplásticas para aplicações petroquímicas e químicas. Todas as peças produzidas são produtos com qualidade garantida, uma vez que a Eaton é detentora de renomadas marcas, como Aeroquip, Winner, SELL e Synflex.
Jundiaí – SP
A unidade de Jundiaí abriga duas unidades de negócios: Divisão de Sistemas Elétricos e Serviços. A Eaton divisão de sistemas elétricos, fornece uma ampla gama de componentes e painéis elétricos. Na parte de componentes fornece equipamentos para manobra e proteção de sistemas elétricos como disjuntores, fusíveis e contatores para baixa e média tensão, além de equipamentos para sinalização, comando e automação. Fabrica, projeta e comercializa painéis elétricos de baixa e média tensão desde quadros e painéis de distribuição, centro de controle de motores até Sistemas Integrados (Electrocenters). A divisão de serviços atua na área de instalação, comissionamento, operação assistida, assistência técnica, retrofiting ( revitalização de disjuntores ) e estudos elétricos.
Atuando nos principais segmentos industriais como Óleo & gás, Minerarção, Infraestrutura, Energia renovável, Data center, Missão Crítica e Concessionárias de Energia, oferece completo portfólio de produtos diretamente a usuários finais e através de distribuidores, revendas de materiais elétricos, fabricantes de máquinas e montadores painéis
Mogi Mirim – SP
Considerada uma das mais modernas fábricas de transmissões do mundo, a planta da Eaton em Mogi Mirim, inaugurada no ano 2000, conta hoje com cerca de 650 colaboradores.
A fábrica está em uma área de 200 mil metros quadrados divididos duas unidades de negócios: Componentes para Automóveis e Componentes para Caminhões médios e Ônibus.
Os produtos fabricados na fábrica Mogi Mirim estão presentes nos veículos das principais montadoras, entre elas GM e Mercedes-Benz.
São José dos Campos – SP
Em 1957 foi fundada em São José dos Campos, São Paulo, com o compromisso de acompanhar o crescimento da indústria automotiva local, transferindo tecnologia e competência reconhecidas mundialmente.
A unidade produz e comercializa toda a linha de válvulas de admissão e escape para a indústria automotiva brasileira, americana e européia. Na América Latina representa toda a linha de produtos da Divisão Automotiva do Grupo, fazendo parte deste portfolio: Atuadores de Espelho Elétrico (Mirror Actuators), Válvulas Rollover, Sensores e toda a linha de diferenciais (Torque Control Products).
A Eaton está presente nos veículos das principais montadoras e sistemistas.
Valinhos – SP
A Eaton Divisão Transmissões iniciou suas atividades nesta planta em 1996, a partir da aquisição da empresa Equipamentos Clark Ltda. (no Brasil desde 1959), e da consolidação com a transferência da fábrica da Eaton em Santo André (no Brasil desde 1960).
A unidade de Valinhos fabrica transmissões mecânicas para veículos de passageiros, picapes, caminhões leves, médios e pesados, peças de reposição para transmissões mecânicas e comercializa outros produtos como óleo para caixa de câmbio, correias automotivas para caminhões, ônibus e picapes, pneus e produtos para pneus e serviços
Votorantim – SP
A divisão Crouse-Hinds é líder mundial na fabricação de materiais elétricos para áreas classificadas e industriais, com presença nos cinco continentes e mais de 100 mil itens produzidos. Seu início no Brasil remonta aos anos 40, quando as primeiras refinarias de petróleo foram construídas no país, e em algumas delas os produtos fornecidos originalmente ainda se encontram em operação até os dias de hoje. Na unidade de Votorantim fabricamos produtos da linha BLINDA e comercializamos produtos das linhas CEAG, MEDC, CAPRI e Crouse-Hinds, de nossas outras plantas ao redor do mundo. Atuamos nos mercados de Óleo e Gas, Etanol, Mineração, Açúcar e Alcool, Farmaceutico, Papel e Celulose, Tintas e Vernizes e Grãos, onde são encontradas atmosferas explosivas de gases ou poeiras combustíveis.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Um comentário:

  1. Procurei muito sobre retrofiting de máquinas, finalmente encontrei a informação que precisava sobre retrofiting de máquinas, muito obrigada!

    ResponderExcluir