terça-feira, 27 de junho de 2017

BNDES lança site para relacionamento direto com micros, pequenas e médias empresas

Financiamentos podem ajudar na renovação de frotas
Ferramenta pode ser útil para tirar dúvidas em relação a financiamentos e fazer simulações das melhores propostas. Empresários de transportes devem se beneficiar
ADAMO BAZANI
Apesar de grandes grupos econômicos terem crescido na última década no segmento de transportes de passageiros e de cargas, o ramo ainda é predominantemente operado por pequenas e médias empresas, de acordo com levantamentos de associações que representam companhias de ônibus urbanos, de fretamento e rodoviários e também transportadores de mercadorias.
Sem o auxílio de grandes escritórios de advocacia e contabilidade, muitos desses investidores ainda sofrem na hora de tentar um contato com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e de escolher as melhores linhas de financiamento para renovarem suas frotas e melhorarem os negócios.
Mas um portal lançado nesta segunda-feira, 26 de junho de 2017, pela própria instituição de fomento, pode ajudar neste relacionamento que ainda não é tão próximo. Trata-se do Canal do Desenvolvedor MPME, que pode ser acessado por este link
Pela ferramenta, é possível esclarecer dúvidas sobre as linhas disponíveis e fazer simulações de financiamentos para escolher as melhores opções.
As linhas são destinadas a empreendimentos que faturem até R$ 300 milhões por ano, como explica o BNDES em nota. O site também é para os produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs) e transportadores autônomos de cargas (caminhoneiros).
O Canal do Desenvolvedor MPME permitirá que o BNDES passe, pela primeira vez, a se comunicar diretamente com o empreendedor interessado em suas linhas de financiamento. Até então, essa interação se dava apenas de forma indireta, através de agentes financeiros repassadores.
Por meio do canal, as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), ou seja, empresas com faturamento anual de até R$ 300 milhões, podem fazer manifestações de interesse de crédito, via internet, em qualquer lugar, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, sem precisar visitar um agente repassador de recursos para iniciar a busca de apoio financeiro  do BNDES para seus projetos.
O canal é responsivo, ou seja, pode ser acessado por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets). O objetivo do ambiente é simplificar, agilizar e ampliar o acesso ao crédito, aproximando o BNDES dos seus clientes finais. Produtores rurais, microempreendedores individuais (MEIs) e transportadores autônomos de cargas (caminhoneiros) também podem utilizar a ferramenta.
É possível também durante o acesso, escolher os agentes financeiros intermediários, ou seja, os bancos particulares da preferência do empreendedor. O canal permite a indicação de mais de um banco. A manifestação de interesse de financiamento é encaminhada diretamente para os especialistas responsáveis pelas carteiras do BNDES desses bancos.
Outra estimativa do BNDES com a ferramenta é ter um levantamento em tempo real sobre as demandas atuais de mercado e novos perfis de investidores.
Atualmente a maior frota de ônibus e caminhões no país é operada por empresas que possuem entre 1 e 30 veículos.
Vale ressaltar que o portal e as linhas de financiamento servem também para outros ramos, além do de transportes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário