terça-feira, 27 de junho de 2017

Motoristas de ônibus em São Paulo não vão entrar em greve na sexta-feira, mas metrô deve parar

Ônibus em São Paulo devem circular normalmente o dia todo
Ferroviários da CPTM ainda vão decidir, mas tendência é de funcionamento normal dos trens
ADAMO BAZANI
Enquanto o Metrô em São Paulo deve parar na próxima sexta-feira, 30, considerado por centrais sindicais como o Dia de Mobilizações contra as reformas Trabalhistas e da Previdência, os ônibus na capital paulista, no ABC e nas regiões de Osasco, Mogi das Cruzes e Guarulhos devem operar normalmente.
Temendo o esvaziamento das ações, as centrais já não chamam o ato previsto para sexta como greve geraL, a exemplo do que ocorreu em 15 de março e 28 de abril.
As centrais sindicais também preveem que os maiores atos devem se concentrar em São Paulo Rio de Janeiro e Brasília.
Em São Paulo, a intenção do Sindicato dos Metroviários é não operar das 4h40 (horário das primeiras viagens) até zero hora de sábado, afetando os passageiros das linhas 1 – Azul (Jabaquara / Tucuruvi), 2 – Verde (Vila Prudente / Vila Madalena), 3 – Vermelha (Barra Funda / Itaquera) e 5 Lilás (Capão Redondo / Adolfo Pinheiro) e o monotrilho 15-Prata (Vila Prudente / Oratório), que só tem duas estações e está incompleto.
A linha 4-Amarela (Butantã/Luz), que é privada e não tem metroviários conduzindo os trens, que são autônomos, deve funcionar normalmente, como ocorreu nas ocasiões anteriores.
Os metroviários farão uma assembleia nesta quinta-feira, 29 de junho para decidirem se realmente vão parar ou não. Caso haja paralisação, a Companhia do Metropolitano diz que vai acionar a operação PAESE – Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência com ônibus no lugar das composições do Metrô.
Os ferroviários que trabalham na CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos também farão assembleias, mas a tendência é que o funcionamento dos trens seja normal também na sexta.
Os funcionários da CPTM são divididos em quatro sindicatos, de acordo com a origem das linhas:
Sindicato dos Ferroviários de São Paulo: trabalhadores das linhas 7-Rubi (Luz / Francisco Morato / Jundiaí) e 10-Turquesa (Brás / Santo André / Rio Grande da Serra).
Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana: funcionários das linhas 8-Diamante (Júlio Prestes / Itapevi / Amador Bueno) e 9-Esmeralda (Osasco/ Grajaú).
Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil: funcionários que atuam nas linhas 11-Coral  (Luz / Mogi das Cruzes / Estudantes) e 12-Safira (Brás / Itaquaquecetuba / Calmon Viana).
Sindicato dos Engenheiros
CURITIBA:
O Sindimoc, sindicato que reúne os motoristas, cobradores e demais funcionários dos transportes coletivos de Curitiba e região metropolitana, descartou paralisar os serviços de ônibus na próxima sexta-feira, 30 de junho de 2017, quando centrais sindicais vão realizar mais um Dia Nacional de Protestos contra as reformas da Previdência e trabalhistas.
A entidade sindical confirmou que vai participar do movimento, mas sem parar os ônibus.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário