Outras duas comissões devem analisar proposta
ADAMO BAZANI
Hoje os aplicativos por celulares e sites de internet que oferecem de maneira oficial informações sobre horários, linhas, itinerários e integrações da rede de transportes públicos são facultativos, mas podem se tornar exigência nacional.
A Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados, aprovou proposta que prevê, como direito do usuário do transporte coletivo, a divulgação de informações por meio da internet e de aplicativos de telefonia móvel.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR), ao Projeto de Lei 5993/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), e ao PL 6547/2016, segundo a Agência Câmara.
Pela proposta, a obrigatoriedade passaria a ser exigida na lei 12587/ 12, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade. A lei exige divulgação de informação por meios tecnológicos, mas não especifica as plataformas.
A matéria agora vai ser analisada pelas comissões de Viação e Transporte e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A tramitação é em caráter conclusivo, ou seja, se todas as comissões aprovarem a proposta, não será necessária a votação em Plenário. A tramitação inclui também análise do Senado e sanção ou veto presidencial.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário