terça-feira, 19 de abril de 2016

Brasil terá primeiro festival de filmes sobre mobilidade urbana

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

MobiFilm
Pelas telonas do cinema, soluções de mobilidade
Exibições de filmes de diversos formatos e palestras vão ocorrer entre os dias 12 e 14 de agosto no Centro Cultural São Paulo. Trabalhos podem ser inscritos
ADAMO BAZANI
As discussões sobre melhoria dos serviços de transportes e aumento da segurança viária são essenciais não apenas para os deslocamentos, mas acima de tudo para melhoria de qualidade de vida.
Além de reportagens, textos técnicos e acadêmicos, hoje a mobilidade urbana conta com diversos filmes de diferentes formatos, desde documentários até peças lúdicas. No entanto, estes materiais que podem ajudar muito a reflexão sobre a melhoria das cidades estão espalhados.
Mas uma iniciativa inédita deve reunir todos esses trabalhos e realizar exibições gratuitas na capital paulista. Trata-se do MobiFilm, o Primeiro Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária.
O evento gratuito será realizado nos dias 12, 13 e 14 agosto de 2016, no Centro Cultural São Paulo, que fica na Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP.
No primeiro dia, haverá dois seminários internacionais sobre mobilidade e segurança viária, promovidos pela ANTP. As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens, selecionados pela curadoria do MOBIFILM, ocuparão os 2 dias restantes.  Os filmes selecionados para o Festival serão divididos em 8 categorias: Animações; Vídeo-cidadão; Escolares; Universitários; TVs; Independentes; Oficiais; Publicidade.
Quem possui trabalhos e deseja exibir pode realizar inscrição no seguinte site:http://www.mobifilm.com.br/
SEMINÁRIOS:
Os seminários são organizados pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e vão privilegiar o debate entre os palestrantes, ONGs participantes e público presente. Serão dois eixos temáticos: Mobilidade Urbana e Segurança Viária. Para discutir Mobilidade Urbana, devem participar o vereador e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Nabil Bonduki, e o médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro, Paulo Saldiva. Para discutir a violência de trânsito, foram convidados o secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, e engenheiro industrial e inspetor de Trabalho, que foi gerente de mobilidade na prefeitura de Barcelona de 1999 a 2004, Pere Navarro Olivella. Os palestrantes terão um tempo curto de exposição, a ênfase sendo dada à participação do público em um púlpito montado para este propósito.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário