quarta-feira, 27 de abril de 2016

EXCLUSIVO: Plano mostra que São Paulo terá novos terminais de ônibus somente a partir de 2017

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

trolebus
Terminal de Ônibus em São Mateus, na zona Leste de São Paulo. Região precisa de uma nova estrutura.
Apenas dois espaços têm previsão para ser concluídos neste ano. Veja cronograma noBlog Ponto de Ônibus
ADAMO BAZANI
Com problemas em caixa, enfrentando situações como atrasos nas liberações de verbas do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento pelo Governo Federal, queda na arrecadação, e após indisposições com o TCM -Tribunal de Contas do Município, responsável por aprovar as licitações, a Prefeitura de São Paulo só deve entregar neste ano dois dos 15 terminais de ônibus que estão no plano de metas de curto prazo da administração. A maior parte está prevista somente para 2017.
É o que revela o Plano de Investimentos no Compromisso de Desempenho Institucional da SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema da capital, obtido peloBlog Ponto de Ônibus.
Os empreendimentos somam R$ 1,386 bilhão.
Os terminais de ônibus são considerados pela própria administração municipal como essenciais para o plano de expansão dos corredores de ônibus, que também enfrenta dificuldades por falta de verbas e bloqueios por parte do TCM, que diz encontrar irregularidades nas licitações, como sobrepreço.
As estruturas também são consideradas essenciais para a reorganização das linhas de ônibus na capital paulista prevista na licitação dos transportes, que também está barrada pelo TCM, neste caso desde novembro do ano passado.
A licitação deve suprimir 32% das linhas municipais atuais, ampliando o número de integrações entre os itinerários. O objetivo é eliminar as sobreposições de linhas criando um novo sistema tronco-alimentador, pelo qual linhas de bairro com menor demanda complementam linhas estruturais prestadas por um ônibus de grande porte, como articulados e biarticulados.
Para estas transferências de linhas, os terminais devem ter uma estrutura melhor do que grande parte dos espaços atuais. O total de terminais hoje em São Paulo é considerado insuficiente já para o atual modelo de linhas. A nova reorganização poderia trazer transtornos ao passageiro sem esta infraestrutura prevista.
RELAÇÃO DE TERMINAIS – ÁREA OCUPADA – CUSTO – PREVISÃO DE CONCLUSÃO:
– TERMINAL ITAIM PAULISTA (29.682 m2) R$ 192 milhões – 1/12/2016
– TERMINAL JARDIM ELIANA (8.305 m2) R$ 103 milhões –  1/12/2016
– TERMINAL ANHANGUERA (13.880 m2) R$ 110 milhões – 1/5/2017
– TERMINAL ARICANDUVA (10.568 m2) R$ 58 milhões 10568 – 1/6/2017
– TERMINAL BARONESA (9.733 m2) R$ 89 milhões – 1/6/2017
– TERMINAL CONCÓRDIA (3.496,0 m2) R$ 20 milhões – 1/12/2017
– TERMINAL JARDIM AEROPORTO (9.180 m2) R$ 90 milhões 1/10/2017
– TERMINAL PONTE RASA (5.760 m2) R$ 99 milhões 1/11/2017
– TERMINAL SANTANA R$ 91 milhões – 1/3/2017
– TERMINAL SÃO MATEUS (NOVO) R$ 125 milhões 1/9/2017
– TERMINAL SÃO MIGUEL (8.000 m2) R$ 68 milhões – 1/6/2017
– TERMINAL VARGINHA (11.180 m2) R$ 102 milhões – 1/9/2017
– TERMINAL JARDIM MIRIAM (9.390 m2) R$ 94 milhões  1/1/2018
– TERMINAL PEDREIRA(12.400 m2) R$ 126 milhões – 1/1/2018
– TERMINAL VILA MARA (6.318 m2) R$ 19 milhões – 1/1/2018
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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