sexta-feira, 29 de abril de 2016

Com Euro 6, Mercedes-Benz desiste de ônibus híbrido

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

híbrido Mercedes-Benz
Ônibus híbrido da Mercedes. Executivo mundial da marca não crê na viabilidade econômica no momento: Der Mercedes-Benz Citaro FuelCELL-Hybrid
Chefe mundial da Daimler Buses, Hartmut Schick, diz que hoje ônibus a energia elétrica não é viável economicamente. No Brasil, parceria com Eletra continua
ADAMO BAZANI
Com o advento da norma europeia Euro 6, de restrição a emissões de poluentes por veículos a diesel, a Mercedes-Benz não vai continuar, pelo menos momentaneamente, com os projetos de produção e ampliação de ônibus elétricos e ônibus híbridos, que mesclam tração elétrica e a combustão.
A informação é do chefe mundial da Daimler Buses, Hartmut Schick, durante evento de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil, nesta quinta-feira, 28 de abril de 2016, que teve cobertura do Blog Ponto de Ônibus.
Segundo ele, o objetivo agora é melhorar a eficiência do óleo diesel.
“Não vamos continuar com híbridos. O óleo diesel é o combustível para os próximos 30 ou 40 anos. Nosso objetivo é melhorar a eficiência com o óleo diesel, hoje a energia elétrica ainda não é economicamente viável para ônibus” – afirmou o executivo alemão.
Hartmut Schick se referiu ao fato de, segundo ele, a tração elétrica em ônibus ainda ter maior custo de desenvolvimento, depender de incentivos do poder público para a aquisição dos veículos, que são mais caros, e também para operação.
“Não queremos mais fazer testes protótipos, queremos fazer ônibus pra valer” – completou.
Hartmut Schick
O chefe mundial da Daimler Buses, Hartmut Schick, afirmou que marca não quer mais oferecer ao mercado modelos que param nos protótipos.
O executivo, entretanto, não descartou que o Grupo Daimler continue realizando estudos de produtos e de mercado, mas reiterou que as formas de tração alternativas a óleo diesel não são o foco da marca alemã.
Na Ásia, em parte da Europa e da América do Norte tem crescido substancialmente a frota de ônibus híbridos ou puramente elétricos. Algumas companhias, como a chinesa BYD, que se instalou recentemente em Campinas, no interior de São Paulo, se dedicam exclusivamente a produção de baterias e veículos elétricos.
BRASIL:
Apesar da postura mundial da marca, o ônibus híbrido não foi descartado no Brasil, onde ainda a tecnologia é Euro 5, que trouxe eficiência e redução de emissões de poluentes em relação à tecnologia anterior Euro 3, no entanto, é menos rígida que a nova norma europeia.
O vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz na América Latina, Ricardo José da Silva, disse que a parceria com a fabricante brasileira de tecnologia para tração elétrica no transporte coletivo, Eletra, de São Bernardo do Campo continua.
A Eletra, que atua no mercado brasileiro há 30 anos, colocou em circulação o primeiro ônibus elétrico híbrido do país, em 1999. Foi um veículo articulado, adaptado num ônibus diesel.
Em 2013, a Mercedes-Benz e a Eletra apresentaram ao mercado o Híbrido BR, que segundo as marcas, foi primeiro ônibus híbrido com tecnologia 100% nacional.
A Mercedes-Benz continua fornecendo chassis para trólebus articulados com equipamentos da Eletra. Foi a fornecedora também de chassis para projetos da empresa de tecnologia de São Bernardo do Campo.
Um deles é o Dual Bus, um ônibus superarticulado, de 23 metros, que opera como ônibus híbrido e trólebus.
O E-Bus, um projeto da Eletra com a Mitsubishi, de ônibus articulado movido a baterias também tem chassi da Mercedes-Benz, mas a marca alemã não desenvolveu a plataforma para o projeto. O E-Bus foi construído a partir da adaptação de um trólebus, que já estava em operação no Corredor ABD, entre a capital paulista e região do ABC.
Ricardo José da Silva falou das dificuldades de aceitação de tecnologias alternativas o uso somente do óleo diesel nos ônibus. O executivo lembrou do Dual Fuel, ônibus bicombustível movido a diesel e gás natural.
O veículo ainda não teve aceitação no mercado brasileiro, no entanto, o continente africano importou em torno de 250 unidades do ônibus.
O Dual Fuel foi apresentado na Transpúblico, feira de mobilidade urbana e de veículos de transporte coletivo, na edição de 2013.
A Mercedes-Benz confirmou, naquela ocasião, os avanços nos testes ainda de bancada (dentro de fábrica) do motor OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, que atende à legislação Proconve P-7 (equivalente ao Euro 5).
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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