quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Invictus 1200 será a aposta da Comil na Transpúblico em ano de crise

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Invictus Comil
Invictus 1200 é aposta da Comil em mercado desaquecido
Modelo deve atender ao segmento rodoviário que tem melhores números que o de urbano em 2015
ADAMO BAZANI
Após a Marcopolo ter lançado em pleno ano de desaquecimento de vendas e produção cinco modelos de ônibus, entre novos e reestilizações, é vez da também gaúcha Comil apostar na apresentação de um novo veículo em 2015.
Trata-se do Invictus 1200, que será apresentado oficialmente na Transpúblico, feira voltada para o setor de mobilidade urbana que vai ser realizada entre os dias 1º e 3 de setembro, no Transamerica Expo Center, na avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387,  Santo Amaro, na Zona Sul da Capital Paulista.
A fabricante faz mistério em relação ao modelo rodoviário, mas pelas imagens divulgadas sobre o lançamento, o ônibus deve se posicionar numa categoria superior ao atual Campione 3.45, sendo assim indicado para médias e longas distâncias.
Com o lançamento, a Comil faz uso de duas estratégias. Uma delas é mostrar ao mercado, mesmo desaquecido, que continua investido e terá condições de atender à demanda já com um veículo modernizado quando a retração econômica começar a se reverter.
A outra estratégia tem relação com os segmentos de veículos. Segundo o mais recente balanço da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, o desempenho dos ônibus do segmento rodoviário tem sido bem melhor que o de urbanos.
invictus_frente
Entre janeiro e julho deste ano, houve uma queda de 28,9% na produção de chassis de ônibus em relação ao mesmo período de 2014. Essa elevada queda foi puxada pelo segmento de urbanos, que registrou retração acumulada de 36%, com 11 mil 812 veículos de transporte coletivo. Já o segmento de rodoviários vai na direção contrária e neste ano acumula alta de 6,7%, com 3 mil 948 unidades.
OsNÚMEROS podem ser explicados pelo fato de a frota rodoviária ser mais antiga que a urbana em todo o País, necessitando de renovação, e principalmente pelas definições da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre a concessão de cerca de duas mil linhas interestaduais e internacionais que passava por um embate entre empresas e governo federal desde 2008.
Quando a ANTTCOMEÇAR a emitir as autorizações para as operações destas linhas, que serão individuais como na aviação e não mais por lotes como propunha o governo, os frotitas já devem estar com os veículos renovados.
Já a queda na produção e vendas de ônibus urbanos reflete a retração principalmente das obras de mobilidade urbana por causa do desaquecimento econômico e da situação delicada dasCONTAS públicas.
Vale lembrar que a estratégia de fazer lançamentos na Transpúblico não é novidade na Comil que, na edição de 2013, apresentou o Versátile Gold, voltado para fretamento e linhas rodoviárias de curta distância.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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