Fonte: Inbus Transport/Portal Ônibus Paraibanos
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team
Vídeos: Kristofer Oiveira
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Dos tradicionais tecidos de cor preta, pintados com tintas brancas, da manta de percalini serigrafada, a atual frota de ônibus conta hoje com uma tecnologia moderna na caixa de vista (local onde identifica o destino da linhas) - o itinerário eletrônico, facilitando num alcance visual o embarque de passageiros nos coletivos.
É comum observarmos no cotidiano de nossas cidades e rodovias, e a começar pela caixa de vista - quer seja para identificar e mostrar nomes de bairros e vilas, cidades e localidades por onde o ônibus passará. O itinerário de ônibus é descrito como um importante item do veículo, pois é ele que mostra o local até onde o mesmo destinará, seja no processo convencional, ou no mais moderno: o do tipo eletrônico.
Dos tempos mais antigos, o itinerário era confeccionado num pano preto com dizeres pintados em branco, e enrolados num tubo sendo manipulado pelo operador (além, é claro, das placas indicativas pintadas, sem uma padronização adequada).
Com o avanço e aplicação de materiais mais modernos, o modelo convencional atualmente é produzido em material percalini (tecido, manta sintética) na cor preta (de largura de 900 mm e comprimento em torno de 1200 mm) sendo na altura (quando visível externamente) 200 mm, enrolados em dois cilindros dispostos paralelamente num mecanismo lateral, ainda acionados manualmente por uma pequena manivela (o mesmo acontecendo para o itinerário numérico).
Para a iluminação é comandado no painel de instrumentos do veículo por acionamento elétrico (com lâmpadas fluorescentes com capacidade de 20 watts - ainda: 1 reator básico de 24 volts e um inversor também de 24 volts) - isto para a configuração urbana.
Aos dizeres são confeccionados em normas padronizadas atendendo aos órgão gerenciadores de transporte nas localidades de atuação do veículo, sendo sua produção feita em processo serigráfico (com aplicação de tinta do tipo silk-screen) - tanto para os modelos rodoviários como urbanos.
Como observamos, as frotas atuais utilizam-se dos itinerários eletrônicos: que são aparelhos que tem a função programada, informando de forma "piscante" o local de destino dos ônibus - tanto nas rodovias como nas cidades.
Existem dois tipos de itinerários eletrônicos: o pioneiro flip dot (ponto que gira) acionados por sensores elétricos através de uma programação específica de um codificador (armazenando as mensagens através de um software baseado em windows) e também o modelo chamado de light dot (pontos luminosos) com led's, que é um diodo que emite uma onda de luz, através de comando elétrico instalado no ônibus monitorado por um chip - ambos procedentes e idealizados pelos americanos.
Também são apropriados para mensagens de caráter informativo como horário, via de acesso, dizeres associados a datas comemorativas entre outros.
Primeiro itinerário eletrônico é apresentado em 1975 pelos americanos
Originalmente, o itinerário eletrônico foi apresentado pela primeira vez nos Estados Unidos em uso no transporte coletivo urbanos (ônibus) numa conferência da APTA - American Public Transit Association ( Associação Americana de Transportes Públicos) em outubro de 1975. Caraterísticas técnicas: possuía 8 polegadas de altura e 12 caracteres.
Anteriormente, o registro descreve que a utilização deste tipo de display que emite luz através de comando eletrônico, é de um sistema aplicado numa estação de trem metropolitano de Nova York - no NYCTA, New York City Transit Authority, no início de 1974 apresentado pela idealizadora do projeto: a Luminator.
Itinerário eletrônico Luminator mod. GTI max (112 colunas) num ônibus da New Flyer (anos 80) |
O principal objetivo do novo equipamento era de alertar os usuários daquela estação de embarque/desembarque e localização através de mensagens piscantes num painel eletrônico inserido nas plataformas. O primeiro itinerário eletrônico foi do tipo "flip dot" - fabricado pela empresa canadense F-P Eletronics, fornecidos somente à Luminator americana.
O modelo light dot também foi apresentado nos Estados Unidos na cidade americana de Atlanta pela MARTA - Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority em maio de 1977 com 4.1 polegadas por altura / 104 mm e 15 caracteres - num ônibus Grumman da Marta, perfixo 864. Aos americanos, todo sistema de transporte público é padronizado com itinerário eletrônica.
Primeiro itinerário eletrônico americano do tipo led's (15 caracteres), Grumman, Atlanta , EUA em 1977 |
Visualização do itinerário eletrônico tem princípios da comunicação visual
Como um instrumento, o itinerário eletrônico segue instruções de normas de comunicação visual que compreende a cada polegada de altura tem que ser observada a 50 pés de altura que resultam no urbano uma letra com 165 mm.
Se comparados ao modelo convencional, o itinerário eletrônico apresenta melhor visibilidade, principalmente no período noturno, onde é observado a uma distância maior o destino e a linha do ônibus.
A mais de uma década no Brasil
O itinerário eletrônico foi apresentado aqui no Brasil fazem 20 anos pela encarroçadora Thamco numa exposição de ônibus realizada em 1993. A empresa carioca Breda Rio foi a primeira empresa do país a utilizar o novo sistema em ônibus em 1996.
O equipamento foi importado dos Estados Unidos pela empresa Danval e o modelo era o flip dot.
Caraterísticas do modelo light dot (FRT):
- Aplicação em ônibus urbanos e rodoviários, micro-ônibus e vans.
- Unidade de controle em formato ergonômico e de fácil utilização, com apresentação de roteiros e mensagens.
- Capacidade de armazenamento de 1.000 mensagens com até 45 caracteres cada.
- Mensagens de “Bom Dia”, “Boa Tarde” e “Boa Noite”, selecionadas automaticamente de acordo com o horário.
- Mensagens de emergência (“Assalto”, “Chame a Polícia”) acionadas sempre que o motorista identificar alguma ameaça a bordo.
- Mensagens institucionais pré-programadas.
- Programação simples, em ambiente Windows, por meio de software específico e de fácil utilização.
- Iluminação própria, sem lâmpadas.
- Disponíveis nas cores branco, verde e laranja.
- Alguns modelos possibilitam textos em duas linhas.
- Baixo consumo de energia, variando de 30 a 80 watts, dependendo do porte do painel.
- Tensão de alimentação com variação de 10 a 30 Vdc.
E atualmente os itinerários eletrônicos não são utilizados somente na vista principal do ônibus. Nos veículos urbanos, os itinerários auxiliares dianteiros, laterais, traseiros e até mesmo os internos, podem ser eletrônicos.
Vista principal e auxiliar eletrônica |
Itinerário interno |
Itinerário traseiro |
Lateral |
As principais fabricantes de itinerário eletrônico do mercado nacional são:
Dimelthoz
FRT
Inova
Mobitec
Translux
SetBus
Lamix
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