quinta-feira, 31 de agosto de 2017

TRANSPÚBLICO: Mercedes-Benz vende 72 ônibus de dois andares e 15 metros para Rio Grande do Sul

Ônibus de 15 metros da Mercedes-Benz. Com homologação, ônibus vão operar comercialmente
Veículos vão operar pela Unesul Transportes, Planalto Transportes, Viação Ouro e Prata, Viação Santa Cruz, Mingotti Turismo e TTL – Transporte Turismo Ltda.
ADAMO BAZANI
A Mercedes-Benz anunciou a venda de 72 chassis O500 RSDD, de 15 metros e quatro eixos, para empresas de ônibus do Rio Grande do Sul.
Os veículos vão operar pela Unesul Transportes, Planalto Transportes, Viação Ouro e Prata, Viação União Santa Cruz, Mingotti Turismo e TTL – Transporte Turismo Ltda.
O objetivo das empresas é prestar serviços em linhas regulares, especialmente interestaduais no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, além de destinos internacionais como Argentina, Paraguai e Uruguai. Mas há também operações de fretamento previstas.
Ao todo, para estas companhias, foram comercializados 96 ônibus. Há também 24 unidades de três eixos (6×2), com carroceria HD – motorista fica em piso inferior ao do salão de passageiros.
Todos os veículos serão encarroçados pela Marcopolo.
O diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, diz que os ônibus de 15 metros rodoviários devem contribuir para a alta prevista até o final do ano para o segmento.
“É uma demanda reprimida e estes ônibus de maior capacidade são uma solução esperada por anos pelos operadores. Tanto é que a categoria 8×2 (quatro eixos), quando era 14 metros de dois andares, representava 3% das vendas do segmento de rodoviários. Neste ano, com os 15 metros, as vendas de 8×2 devem reunir de 15% a 18% do segmento, mas depois deve haver um ajuste deste patamar.” – disse o executivo, que acrescentou ainda que as mudanças de legislações e do perfil do mercado fizeram os empresários optarem por ônibus maiores.
“Há gratuidades para estudantes, jovens de baixa renda, idosos, portadores de deficiência. São assentos nos ônibus não tarifados. Como muitas destas gratuidades se limitam a dois assentos e não são subsidiadas, e quando estes espaços são ocupados, há a obrigatoriedade de conceder desconto de 50% na passagem para estes passageiros, a solução é aumentar os lugares tarifados por ônibus. O modelo de 15 metros atende a isso. Há também o fato de, num veículo de dois andares maior, poder oferecer com mais flexibilidade e conforto duas categorias de serviços, como executivo e leito”.
A Mercedes-Bem já vendeu desde o lançamento, em meados deste ano, 94 chassis O 500 RSDD de 15 metros, sendo 72 desta nova comercialização, 12 para o Grupo Águia Branca, do Espírito Santo, e 10 para a Viação Garcia, do Grupo Brasil Sul, do Paraná.
A estimativa da fabricante é vender neste ano em torno de 200 unidades.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário