quarta-feira, 12 de julho de 2017

Florianópolis recebe novos ônibus urbanos com suspensão a ar integral

 
Veículos contam com câmeras de monitoramento
Quatro veículos serão para substituir ônibus mais antigos e um no lugar de coletivo que foi destruído em incêndio criminoso
ADAMO BAZANI
O Consórcio Fênix, que opera os transportes municipais em Florianópolis, Santa Catarina, colocou à disposição dos passageiros mais cinco ônibus zero quilômetro.
As unidades são do modelo Marcopolo Torino /Mercedes-Benz OF 1721L, dotados de suspensão pneumática integral, painel com informações em tempo real sobre o desempenho e operações para o motorista, além de elevadores para pessoas que utilizam cadeira de rodas.
De acordo com o Consórcio, hoje a frota dotada de elevadores é de 70% do total dos ônibus em circulação na cidade.
Segundo o coordenador técnico do Consórcio Fênix, Rodolfo Guidi, em nota, quatro veículos substituirão os modelos mais antigos e um será colocado no lugar de um ônibus que foi destruído em incêndio criminoso.
“Originalmente eles substituiriam unidades desativadas em função do tempo de uso e manutenção da idade média. Contudo, um dos carros será utilizado para repor o que foi incendiado na comunidade da Vila União, Norte da Ilha, nas últimas semanas”, disse.
Com esta compra, ainda segundo o consórcio, já são 140 ônibus novos para o sistema desde quando começaram as operações, em novembro de 2014.
Hoje a idade média dos ônibus municipais em Florianópolis é de seis anos.
Cada ônibus novo possui 13,5 metros e capacidade para transportar 45 passageiros sentados e 41 em pé.
Todos os bancos são estofados com encosto alto e os ônibus possuem renovadores de ar no salão, para redução da temperatura ambiente. Não há ar-condicionado.
GPS e câmeras de monitoramento também são itens encontrados nos novos ônibus.
Hoje a frota de ônibus do sistema de Florianópolis é formada por 450 veículos no transporte convencional e 80 no Executivo. São transportados por mês 5,4 milhões de passageiros e percorridos 3,2 milhões de quilômetros.
O sistema ainda conta com 2.750 funcionários, sendo que em torno de 2100 na operação  e os demais em áreas de atuação nas garagens, na manutenção e no administrativo das empresas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário