quinta-feira, 27 de julho de 2017

MAN entrega lote de ônibus de dois andares no México que podem “frear sozinhos”

Veículos também têm sistema que identifica que o motorista está “queimando” faixa
      Veículos têm motores de 480 cavalos, caixa automatizada de 12 marchas
ADAMO BAZANI
A MAN anunciou a entrega de 12 ônibus de dois andares de um lote de 20 unidades, em parceria com a Marcopolo, para a empresa mexicana Transpais, que atua naquele país no segmento de transporte regular de passageiros e fretamento para turismo.
Os veículos são de chassi MAN RR4, com motor de 480 cavalos, transmissão automatizada ZF de 12 velocidades e freio auxiliar, livre de fricção intarder, que, segundo a empresa, assegura mais potência à frenagem.
Outro item disponível no chassi é o ACC que, com o controle de cruzeiro ativado, é capaz de detectar a presença de outros veículos na frente e automaticamente reduzir a velocidade para manter uma distância segura, de acordo com a MAN.
Já o sistema LGS ajuda a evitar a saída da pista com uma câmera que identifica as faixas de rolamento n via e alerta o motorista ao identificar que está se desviando inadvertidamente.
ACC e LGS atuam em conjunto com o sistema de frenagem de emergência, EBA, que ao identificar um veículo parado na via, avisa o motorista e, caso nenhuma ação seja tomada, ativa automaticamente todos os sistemas de frenagem para evitar um acidente.
Os ônibus ainda têm tecnologia ESP para controle eletrônico de estabilidade, ASR para controle de tração e o ABS para evitar travamento das rodas na frenagem.
Os veículos devem circular nos estados e departamentos Tamaulipas, Nuevo León, San Luis Potosí e Veracruz.
Em nota, o diretor geral da operação da MAN Latin America no México, Leonardo Soloaga, diz que a Transpais é uma frotista tradicional da marca.
“Para a MAN, é motivo de orgulho e um prazer renovarmos uma relação de mais de 12 anos. A Transpais foi nossa primeira cliente quando chegamos ao México. Hoje, com esse pedido de 20 chassis MAN, estamos mais do que comprometidos a acompanhá-los para alcançar a excelência no serviço que oferecem a seus clientes”
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário