sábado, 15 de julho de 2017

São Paulo deve ter mais 60 ônibus elétricos e garagem terá placas solares para gerar energia

Mudanças ocorrem a partir da empresa Ambiental que opera na zona leste de São Paulo
ADAMO BAZANI
A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã desta sexta-feira, 14 de julho de 2017,  que a cidade deve ter 60 ônibus elétricos no lugar de veículos a diesel.
As mudanças ocorrem na empresa Ambiental Transportes, que opera na zona Leste de São Paulo até a região central.
Ao Diário do Transporte, o diretor de marketing, novos negócios e sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, empresa chinesa que fabrica ônibus elétricos em Campinas, no interior de São Paulo, disse no início desta tarde que a alimentação das baterias deste ônibus será por placas que captam a energia solar e transformaram em elétrica.
“O projeto é muito legal e a conta fecha, além de ambientalmente positivo, financeiramente se sustenta”
Na manhã de hoje a prefeitura apresentou um modelo da BYD com carroceria Caio, que o Diário do Transporte tinha antecipado na noite de ontem.
Relembre:
O ônibus tem baterias com autonomia em torno de 300 quilômetros, dependendo das operações, e usa o sistema de frenagem regenerativa, que aproveita a energia gerada quando o ônibus frear.
As baterias podem ser carregadas em quatro horas na garagem e os ônibus possuem capacidade para 84 passageiros entre sentados e em pé.
A empresa Ambiental já opera com 200 trólebus que serão mantidos em serviço.
O modelo da BYD, feito em Campinas, no interior de São Paulo, recebe carroceria Caio Millenium IV, fabricada em Botucatu, também no interior paulista
Prefeito João Doria e secretário de mobilidade e transportes Sérgio Avelleda, em coletivo, confirmaram as informações anteriormente veiculadas pelo Diário do Transporte
Em nota, a BYD relaciona algumas características do modelo
Emissão zero de poluentes, silencioso, com autonomia de até 300 km por recarga e baixo custo de manutenção. O motor elétrico de imãs magnéticos da BYD está integrado a cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. O chassi é de piso baixo, assim, não existem degraus para o embarque e desembarque de passageiros, gerando acessibilidade universal aos ônibus. Sua estrutura usa material de alta resistência à torção e uso intensivo. Freio a disco regenerativo com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, que proporcionam maio segurança e autonomia ao veiculo. Suspensão pneumática integral que gera conforto aos passageiros e ao motorista. Sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) – permite o “ajoelhamento” da suspensão, aumentando o conforto e a segurança para embarque e desembarque de passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas. Coluna de direção regulável – permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando a questão de ergonomia. Oito anos de garantia para o trem de força. Atualmente o modelo K9 da BYD é o ônibus elétrico mais vendido em todo o mundo.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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